Assembleia realiza sessão especial para comemorar os 35 anos da visita de São João Paulo II ao Paraná

06/07/2015 18h44 | por Sandra C. Pacheco

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A Assembleia Legislativa promoveu uma sessão solene especial no final da tarde desta segunda-feira (6), em seu Plenário, para comemorar os 35 anos da visita oficial do Papa João Paulo II ao Paraná. Segundo o deputado Nereu Moura, que propôs a celebração, neste ano as comemorações trazem um significado ainda maior para a imensa comunidade católica, pela canonização de São João Paulo II, ocorrida em 2014. “É sempre importante recordar a visita do Papa, principalmente pelos ensinamentos que ele deixou”, destacou o parlamentar e líder do PMDB, acrescentando que a celebração era também um agradecimento do povo paranaense à sublime e inspiradora presença de “João de Deus” entre nós.
Nereu Moura recordou que João Paulo II foi grande líder mundial da Igreja Católica durante 27 anos, no terceiro maior pontificado da história, reconhecido como grande promotor da paz e um dos líderes mais influentes do século XX, tendo assumido função preponderante para o fim do comunismo na Polônia e na Europa, além de ter contribuído decisivamente para a melhoria das relações entre a Igreja Católica e as mais diferentes religiões. “O Papa é cidadão honorário do Paraná e figura singela para a humanidade. Ele é um divisor de águas no mundo. Derrubou o muro da vergonha e acabou com os governos ateus que impediam a liberdade religiosa”, acrescentou.
Solenidade – A Mesa de Honra do ato solene foi composta pelos deputados Jonas Guimarães, Dr. Batista, Márcio Pacheco e pelo proponente da sessão especial; pelo cônsul geral da Polônia em Curitiba, Marek Makowski; pelo capelão da ALEP, José Aparecido Pinto; pelo reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, padre Zdzislaw Malczewski; e pelo coordenador da visita oficial do Papa João Paulo II ao Paraná há 35 anos, ex-prefeito Rafael Greca de Macedo. Ele, Malczewski e Makowski foram homenageados durante o evento.
Foram homenageados ainda o presidente da Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa no Brasil (BRASPOL) e ex-prefeito de Araucária Rízio Wachowicz, Brasil, a coordenadora do Memorial São João Paulo II, Danuta Lisicki de Abreu, o Coral João Paulo II, representado por sua regente, a senhora Maria Helena Kantor, e o grupo folclórico polonês do Paraná – Vissuá (Wisla), representado por seu presidente, Elmar Guarize. Participaram da solenidade os deputados Fernando Scanavaca, Wilmar Reichbach, Adelino Ribeiro, Evandro Araújo e Cobra Repórter.
A visita – João Paulo II chegou a Curitiba no dia 5 de julho de 1980, vindo de Porto Alegre (RS). Primeiro polonês a ocupar o trono de São Pedro, foi aclamado por multidões concentradas ao longo do percurso até o Estádio Couto Pereira, onde falou para um público estimado em mais de 60 mil pessoas.
João de Deus, como ficou conhecido, acompanhou apresentação de danças típicas de seu país e visitou uma autêntica casa polonesa construída por imigrantes na Colônia Tomás Coelho, remontada no estádio especialmente para a ocasião e depois transferido para o bosque que levaria seu nome. No dia seguinte o Papa celebrou missa no Centro Cívico, assistida por uma grande multidão, o que o levou a comparar o ato religioso ao Dia de Pentecostes em Jerusalém, onde se encontram povos de todas as nações. Ali, mais uma vez, ele lembrou que Curitiba e o Paraná acolheram com generosidade e sem preconceito tantos imigrantes oriundos dos mais diversos países.

Ouça o Podcast relacionado