Aulão do Enem na Assembleia Legislativa será acompanhado por meio de telões instalados nos colégios Evento no Plenário da Alep acontece nesta terça-feira (22), a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook e pela TV Assembleia.

18/05/2018 16h02 | por Rodrigo Rossi, com colaboração de Eduardo Santana.

Deputado Ademar Traiano, presidente da Alep na abertura do Aulão do Enem em 2017.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

O aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será realizado no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta terça-feira (22), a partir das 9 horas, reunindo um público de cerca de 700 estudantes do Ensino Médio, será acompanhado também por alunos de diferentes colégios estaduais por meio de telões, a partir da transmissão ao vivo do evento pela TV Assembleia e pelo Facebook da Alep.

Alunos do tradicional Colégio Estadual Leôncio Correia, de Curitiba, por exemplo, estarão entre os que se beneficiarão dessa experiência inovadora, ampliando ainda mais o alcance do projeto “Assembleia no Enem”, conforme parceria da Assembleia Legislativa do Paraná com o Grupo Eureka, que já completa quatro anos. Os telões serão instalados nas dependências do colégio localizado no Bairro Bacacheri, para que os estudantes assistam às aulas sem perder qualquer detalhe e permitindo um maior alcance aos conteúdos cobrados no Enem. Duas salas com capacidade para 100 alunos já estão sendo preparadas especialmente para o evento.

Audiência multiplicada – A partir da transmissão pela TV Assembleia e pelo Facebook, esta é mais uma forma de levar conhecimento àqueles que não poderão vir até a sede do Legislativo estadual, quando as galerias da Casa receberão cerca de 700 participantes, mas também a qualquer estudante que agora terá a oportunidade de assistir o aulão por estas mídias.

No caso do Colégio Leôncio Correia, a expectativa é de que ao menos 200 estudantes estejam ligados nas matérias ministradas pelos professores do projeto Eureka. Segundo o diretor-geral do colégio, Fábio Rogério Zelak, neste ano a participação vai mais do que dobrar, além de representar economia no transporte e na logística de deslocamento até a Assembleia. “É muito boa essa oportunidade, porque aumenta o alcance das aulas. No ano passado, fomos com 80 alunos até a Assembleia. Neste ano, já teremos ao menos 200 acompanhando pela transmissão, sem contar que economizaremos com os custos para o colégio, para levarmos os alunos. Vai ser uma experiência muito interessante”, avaliou.

Contribuição – Para o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), é emblemática a transmissão do aulão também via mídias sociais, reafirmando que o projeto “Assembleia no Enem” é inovador e uma importante contribuição para a educação do Paraná.

“Um projeto criado na nossa gestão que já se tornou uma referência, pela possibilidade de viabilizar uma aula completa e preparatória para os nossos alunos. Fico orgulhoso por mais esta semente plantada e tenho certeza que estamos ajudando os nossos estudantes”, concluiu o chefe do Legislativo.

Acervo disponível – A Assembleia Legislativa, em sua parceria com o Eureka, já disponibiliza no site do projeto “Assembleia no Enem” (http://www.alep.pr.gov.br/assembleia_no_enem/ ) e em seu canal oficial no Youtube 12 novos programas com conteúdos para os estudantes que, ao longo do ano de 2018, irão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de outros exames vestibulares. Os programas novos se juntam às mais de 500 videoaulas disponibilizadas pela Alep em seu canal no Youtube e que também já integram a programação da TV Assembleia, que pode ser assistida pelo canal 16 da NET.

Apresentada pelo professor Marlus Geronasso, coordenador do Eureka, a série de programas aborda três temas específicos voltados para os vestibulandos. O primeiro deles é sobre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no qual o diretor geral da instituição, Marcos Schiefler, fala sobre os cursos de graduação e pós-graduação, e sobre toda a infraestrutura oferecida pela UTFPR. O segundo tema traz programas com conteúdos sobre orientação profissional, com profissionais das mais diversas áreas discorrendo sobre seus respectivos campos de atuação e mercado de trabalho. O terceiro e último tema aborda as áreas de conhecimento cobradas nas provas do Enem, que são Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Redação.

“Nestes programas abordamos temas recentes e atuais. Por exemplo, falamos sobre os novos livros que serão abordados nas provas de Literatura e Língua Portuguesa da UTFPR. Nos programas sobre o Enem o nosso professor convidado de Biologia fala sobre a febre amarela, que é um surto que algumas regiões do país vivem hoje em dia. Enfim, 2018 é um ano histórico no qual teremos intensas relações sociais, políticas, culturais e esportivas, e nada melhor do que falarmos sobre esses momentos”, afirma o coordenador do Eureka.