Comissão aprova criação do Circuito Cicloturístico do Sudoeste 42 municípios farão parte do traçado que conta com diversos pontos turísticos.

05/11/2019 18h30 | por Rafael Guareski
Reunião da Comissão de Turismo da Alep.

Reunião da Comissão de Turismo da Alep.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Reunião da Comissão de Turismo da Alep.

A Comissão do Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado Soldado Fruet (PROS), aprovou nesta terça-feira (05) parecer favorável ao projeto de lei 206/2019. A proposta tem autoria conjunta do presidente da Alep, Ademar Traino (PSDB), Goura (PDT), Nelson Luersen (PDT), Luciana Rafagnin (PT), Luiz Fernando Guerra (PSL), Reichembach (PSC) e Paulo Litro (PSDB). A intenção é instituir o Circuito Cicloturístico do Sudoeste do Paraná.

Pelo fato das bicicletas se locomoverem em menor velocidade e seus ocupantes estarem mais expostos ao local em que percorrem, os cicloturistas movimentam a economia local e interagem muito mais com as pessoas, gerando uma experiência totalmente diferente das viagens tradicionais. “O cicloturista diferencia-se do turista comum, pois seu objetivo não é simplesmente chegar ao final, mas aproveitar o caminho que geralmente consiste em estradas rurais e secundárias recheadas de atrativos naturais e culturais”, disseram os autores na justificativa da proposta.

A região abrangida pelo projeto tem 42 municípios do Sudoeste, entre eles; Francisco Beltrão; Dois Vizinhos; Realeza e Vitorino. A intenção é mapear o traçado das rotas definindo os atrativos e produtos turísticos que podem ser explorados pela região como; monumentos históricos; atrativos naturais; locais para hidratação e alimentação; bicicletarias, paraciclos e bicicletários. Também haverá possibilidade de disponibilizar e oferecer material informativo sobre as rotas para os turistas, e um consórcio fará a implantação, administração, manutenção e gestão dos circuitos cicloturísticos.

A proposta teve a relatoria do deputado Cobra Repórter (PSD). Participaram do encontro os deputados; Soldado Fruet (PROS); Cobra Repórter (PSD); Galo (PODE); Rodrigo Estacho (PV) e Cristina Silvestri (PPS).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação