Comissão de Reforma Política ouve estudantes e lideranças empresariais

12/05/2015 13h57 | por Eduardo Santana

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Aconteceu na manhã desta terça-feira (12), no Plenarinho da Assembleia, a 7ª audiência pública promovida pela Comissão Especial da Reforma Política, presidida pelo deputado Anibelli Neto (PMDB). Estiveram presentes no encontro o presidente da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap), Guido Bresolin Junior; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Márcio Tadeu Barbosa; o professor e doutor em Ciência Política da Uninter, Luiz Domingos; a presidente da Juventude do PMDB-PR, Vera Regina Giebmeyer; o representante do Diretório Central de Estudantes da PUC-PR, Lucas Ribeiro Ignácio; e o estudante Leonardo Guimarães, representando o Colégio Estadual Lamenha Lins, de Curitiba.

O presidente da Faciap, Guido Bresolin Junior, afirmou que as associações comerciais do estado são a favor do voto distrital puro e elogiou a promoção do debate sobre a reforma política por parte da Assembleia Legislativa. “O voto distrital simples vai fazer com que o cidadão comum tenha mais representatividade e também reajusta a representatividade de cada parlamentar dentro das câmaras e assembleias. E o debate é fundamental para que se consolide o pensamento sobre as mudanças necessárias na legislação política do nosso país”, disse.

“Fiquei muito feliz com essa audiência porque tivemos a participação do movimento estudantil. É de lá que eu vim e sei da importância e do alto grau de politização das entidades estudantis. A participação deles aqui legitima ainda mais os trabalhos desta comissão”, declarou Anibelli Neto. Nesta quarta-feira (13), às 10h30, também no Plenarinho da Casa, ocorre a última reunião da comissão. “Nós, deputados membros desta comissão, iremos a Brasília na próxima terça-feira para entregar o relatório final da comissão nas mãos do presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ)”, conclui o parlamentar.