Confira o que foi notícia nesta segunda-feira (11) na Assembleia Legislativa do Paraná

11/11/2019 18h27 | por
Podcast

Créditos: Dálie Felberg

Confira o que foi notícia na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (11)

Criar um comitê permanente em defesa da Petrobrás, dos empregos e da arrecadação que a estatal gera é o próximo passo a partir da realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná, na manhã desta segunda-feira, 11 de novembro. O anúncio foi feito pelo deputado Requião Filho (MDB), um dos proponentes do encontro, que lotou o Plenarinho de funcionários da Petrobrás e especialistas que debateram “As Consequências da saída da Petrobras no estado do Paraná”. Para Requião Filho, será negativo o impacto da venda de ativos da empresa no estado: uma refinaria e uma fábrica de fertilizantes nitrogenados, em Araucária; e uma unidade de industrialização do xisto, em São Mateus do Sul. Ele diz que o comitê será formado por um grupo de parlamentares, mais representantes da sociedade e será uma forma de pressionar as autoridades.

(Sonora) 

Durante os debates e votações da sessão plenária, o deputado Evandro Araújo (PSC), que preside a Comissão de Orçamento, anunciou os números de emendas apresentadas para o exercício de 2020 da Lei Orçamentária Anual (LOA), e também ao Plano Plurianual, que abrange os próximos quatro anos. É na LOA e no PPA que ficam definidos tudo o que será investido no Paraná nos próximos anos. O deputado Evandro disse que foram protocoladas 1.150 emendas à LOA e 175 ao PPA, pelos 54 deputados. Evandro Araújo contou que agora o trabalho da Comissão se intensifica e que o objetivo é estar com a peça orçamentária pronta para ser votada até o fim de novembro, procurando contemplar todas as áreas e todos os parlamentares.

(Sonora)

No início da sessão desta segunda-feira, foi dia de grande expediente com um convidado, representante da comunidade, que falou na Tribuna. Desta vez o tema foi o diabetes e a convidada dos deputados Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, e Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde Pública da Casa, foi a endocrinologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Rosângela Réa.  Ela lembrou que o diabetes afeta 14 milhões de pessoas no Brasil, grande parte sem diagnóstico. E alertou sobre a importância da campanha de conscientização, prevenção e combate ao diabetes, medida prevista em uma lei de 2015, aprovada pelo Legislativo instituindo uma semana estadual dedicada ao tema. Rosângela Réa afirmou o que já parece um clichê:  se a população adotasse hábitos de vida saudáveis, os números da doença, que atinge 13% da população brasileira, seriam muito menores. E a insistência na orientação das pessoas, segundo a médica, ainda é o melhor caminho.

(Sonora)

E que tal uma legislação para que a população não fique horas nas filas quando precisa ir a uma casa lotérica? Pois um projeto de lei do deputado Rodrigo Estacho (PV), que teve parecer favorável aprovado na sessão da CCJ desta segunda, prevê que lotéricas encontrem maneiras de reduzir o tempo de espera nas filas. O relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça foi o deputado Paulo Litro (PSDB).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação