Demandas de Foz tratam de infraestrutura, turismo e implantação do Curso de Medicina

21/10/2011 12h07 | por Rodrigo Rossi

Evento contou com a presença da população, de entidades e lideranças locais, vereadores, prefeitos da região Oeste e vários deputados. Créditos: Nani Gois/Alep

As principais demandas regionais apresentadas aos deputados na sessão itinerante de Foz do Iguaçu na última quarta-feira (19) dizem respeito a investimentos em infraestrutura rodoviária, com a construção de viadutos na BR-277 para desafogar o fluxo na estrada, interligando diferentes pontos da cidade, a ampliação de investimentos em turismo e a criação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Oeste (Unioeste).

Diversas entidades puderam apresentar à Comissão Executiva e aos parlamentares uma série de reivindicações. Durante a sessão, a tribuna da Câmara Municipal também foi ocupada pelos moradores para parabenizar a iniciativa de deslocamento do Legislativo estadual, bem como para elencar as principais solicitações da comunidade. Lideranças políticas, prefeitos e vereadores também prestigiaram a interiorização da Assembleia.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), as interiorizações representam importante discussão e mapeamento dos pleitos regionais, permitindo aos parlamentares um conhecimento maior e mais direto no momento de discutir e votar o orçamento do Estado. “Foi uma sessão muito positiva e produtiva. Tivemos as entidades apresentando suas necessidades e expectativas, assim como a população reivindicando o apoio do Poder Legislativo para as questões locais. Quando formos votar a peça orçamentária, já teremos debatido com os paranaenses as suas necessidades”.

Balanço – As ações desencadeadas pela Mesa Diretora da Casa foram apresentadas à população de Foz do Iguaçu. O 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), fez um balanço da gestão, lembrando das economias já alcançadas, principalmente com a devolução de recursos ao Governo do Estado, na ordem de R$ 20 milhões. “Além de ouvirmos a população, as sessões de interiorização nos permitem prestar contas das medidas que adotamos no Poder Legislativo. É importante também nesta sessão itinerante de Foz do Iguaçu que a população possa saber como estão sendo aplicados os recursos públicos”, avaliou.

Um dos responsáveis pelo deslocamento do Parlamento estadual ao Oeste do estado, o 2º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Reni Pereira (PSB), ressaltou a importância de institucionalizar os debates, principalmente com ações paralelas, como foi o caso da reunião da Comissão de Turismo. “A Mesa vem respeitando a população ao interiorizar. Pretendemos institucionalizar o debate e que as causas de Foz do Iguaçu sejam de todos os deputados também. As demandas foram colocadas aos deputados, e a Comissão de Turismo veio também para participar deste processo, contribuindo com o debate. A cidade certamente ganhou com a vinda da Assembleia”, afirmou.

Participação –O líder do Governo, deputado Ademar Traino (PSDB), o deputado Toninho Wandscheer (PT), que representou a Liderança da Oposição, os deputados Professor Lemos (PT), Luciana Rafagnin (PT), Elton Welter (PT), Anibelli Neto (PMDB), Ademir Bier (PMDB), Pastor Edson Praczyk (PRB), Élio Rusch (DEM), André Bueno (PDT), Duílio Genari (PP), Cantora Mara Lima (PSDB), Adelino Ribeiro (PSL), Leonaldo Paranhos (PSC) e Fábio Camargo (PTB) também participaram da sessão em Foz do Iguaçu.