Deputados e lideranças destacam a participação popular nas sessões de interiorização

21/10/2011 11h55 | por Thaís Faccio

Vereadores, prefeitos, líderes comunitários, representantes de sindicatos, movimento estudantil, e a comunidade em geral lotaram o plenário da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, durante sessão de interiorização. Créditos: Nani Gois/Alep

A participação da comunidade e das entidades e lideranças, que aproveitaram para criticar, elogiar e apresentar suas reivindicações durante a sessão itinerante da Assembleia Legislativa realizada na última quarta-feira (19), em Foz do Iguaçu, foi destacada pelos deputados que prestigiaram o evento, na sede da Câmara Municipal. “É muito importante aproximar o Poder Legislativo da população. A Casa vive agora um novo momento, de resgate da credibilidade e a participação popular é fundamental para isso”, afirmou o deputado Elio Rusch (DEM). “E nós percebemos isso. Eles vêm, participam, falam, reivindicam, e estas sessões nos ajudam a entender os pedidos e a refletir sobre como poderemos contribuir com as demandas regionais”, completou.

Para o deputado Professor Lemos (PT), a sessão foi excelente, com a participação efetiva da população. “Além disso, pudemos prestar contas do nosso trabalho e ouvir a população, saber dos seus anseios e suas reivindicações. Vamos levar as reivindicações e transformar estas demandas em projetos, indicações”, afirmou. O deputado Adelino Ribeiro (PSL) tem opinião semelhante. “As sessões fora de Curitiba são importantes porque a população pode participar e reivindicar melhorias. E é bom porque nós podemos ouvir as críticas e os elogios, e ver como podemos melhorar a nossa atuação parlamentar”, disse.

Presente nas cinco sessões de interiorização até aqui realizadas, o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) disse que a cada reunião a Assembleia se supera e há mais participação popular. “É fantástico ver que a população tem participado cada vez mais. Além disso, é uma maneira de estreitar a relação do Legislativo com a comunidade”, afirmou.

O presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), também destacou a participação da população. “Foi surpreendente a participação da população, que é cada vez maior. Isso nos dá condições de continuar fazendo o trabalho que estamos fazendo, de interiorização, buscando sempre rigor com a aplicação do dinheiro público e a transparência dos atos públicos”, afirmou. Para o presidente, também é bom perceber que a população quer participar e discutir o Paraná, o que “para nós é bom, porque também queremos discutir o Estado. Isso nos ajuda a produzir leis melhores”, completou.

Descentralização – “É uma oportunidade rara que a população tem de conhecer de perto as atividades dos deputados, e os parlamentares de prestarem contas de suas atividades”, comentou o líder do Governo, deputado Ademar Traiano (PSDB). Ele também falou do novo período por que passa o Legislativo. “É um momento inovador, de moralização, de restabelecimento da credibilidade do Poder Legislativo, e a aproximação com a população é um destes reflexos”.

Deputado da região, Reni Pereira (PSB) acredita que a descentralização aproxima o Poder Legislativo estadual da comunidade. “Além disso, essa realidade é percebida por todos os deputados, e não só pelos deputados que representam especificamente determinadas regiões”.

Ouvido aguçado – Presente à sessão, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac’Donald, disse que a interiorização é uma demonstração de que os ouvidos dos deputados estão aguçados. “Eles querem ouvir a população e nós temos algumas reivindicações que só os deputados podem resolver”, comentou.

Já para o autor do requerimento, solicitando a realização de uma sessão itinerante em Foz do Iguaçu, vereador Zé Carlos (PMN), o evento é um fato muito significativo para a região Oeste. “O sede da Alep fica distante da cidade, por isso esta sessão aproxima a população do Poder Legislativo. A comunidade também pode participar, falar e ser ouvida. É uma grande oportunidade”, afirmou.

Para o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, é importante que, pelo menos por um dia, uma cidade que não Curitiba seja sede do Poder Legislativo. “Prefeitos, líderes, vereadores e a principalmente a população, podem participar. É um encontro de campo onde se pode reivindicar, elogiar e criticar, além de solicitar recursos e investimentos para a cidade”, disse. Para Samek, a população se sente prestigiada com essas sessões. “Isso oxigena a política, e todos podem apresentar seus anseios e reclames. Dialogar de frente com a comunidade é muito importante”, continuou.

O presidente da Câmara Municipal de Foz, vereador Edílio Dall’Agnol (PSB), ficou satisfeito com a sessão e com a participação popular. “Eles vieram, ouviram os deputados prestar constas, e falaram, se expressaram. Acredito que conseguiram sensibilizar os deputados. Também é gratificante saber que os deputados estão percorrendo o interior para ouvir a sociedade”, disse.

População –O evento também contou com a participação da comunidade, de representantes de sindicatos, do movimento estudantil, funcionários públicos, além de vários prefeitos e vereadores da região. Eles aproveitaram a oportunidade e falaram, criticaram, elogiaram e cobraram. Entre as muitas reivindicações, destaque para a construção do viaduto ou trincheira na BR-277, melhorias em termos de mobilidade urbana, formação de médicos na região, investimentos em transporte escolar, apoio e votos para a campanha Vote Cataratas – para que as Cataratas do Iguaçu sejam reconhecidas internacionalmente como uma das sete maravilhas naturais, oferta de cursos de inglês e de espanhol aos envolvidos com o turismo na cidade, melhorias na área da saúde e segurança pública.