Ex-deputados são homenageados em Foz do Iguaçu

20/10/2011 15h08 | por Thaís Faccio
Muito emocionado, o ex-deputado Xenofonte Macedo Xavier Villanueva agradeceu a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa aos ex-parlamentares que representaram a região Oeste no Poder Legislativo, durante sessão itinerante realizada em Foz do Iguaçu, na quarta-feira (19). “Sou o mais velho aqui hoje, com quase 90 anos, dos quais mais de 50 anos dedicados à vida pública. E acho justa esta homenagem a estas pessoas que reivindicaram, apresentaram propostas, solicitações justas, admissíveis e necessárias à nossa região. Agradeço de coração por essa sessão”, disse.

“Relembrar o passado é muito importante, porque contribuímos e muito com a nossa região”, comentou Sabino Campos, outro homenageado. Depois de três mandados na Assembleia, Chico Noroeste ficou sensibilizado com a homenagem prestada pelo Legislativo. “É muito bom saber que a Casa passa por um novo momento, com transparência, trazendo tudo às claras, um processo que está avançando e será melhorado cada vez mais”, disse, ao ressaltar que era importante reconhecer os feitos dos ex-deputados.

Reconhecimento – O presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e o 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), também falaram da homenagem. “Nada mais justo que prestar homenagem a estas pessoas que muito contribuíram com o desenvolvimento da região Oeste”, afirmou Rossoni. Segundo Plauto, “eles mereciam e merecem ser reconhecidos pelo trabalho que prestaram à comunidade”.

Para o deputado Elio Rusch (DEM), também presente à sessão, é muito importante valorizar o trabalho que estes homens públicos dedicaram por tantos e tantos anos. “Eles trabalharam e lutaram pelo Paraná, e agora a Mesa Executiva da Casa, com os demais deputados, dá testemunho público deste trabalho, prestando uma justa homenagem aos políticos”, afirmou. Da mesma opinião, o deputado Professor Lemos (PT) afirmou ser importante homenagear quem já prestou grandes serviços ao Paraná, defendendo os interesses da população paranaense.

Foram homenageados 21 ex-parlamentares: Albino Corazza Neto, Antonio Carlos Barater, Celso Samis da Silva, Chico Noroeste, Dobrandino da Silva, Edgar Bueno, Egon Pudell, Eli Ghellere, Ernani Pudell, Fidelcino Tolentino, Gernote Gilberto Kirinus, Irineu Colombo, Nelton Friedrich, Odilon Damaso Correia Reinhardt – “in memorian”, Rubens Requião – “in memorian”, Sabino Campos, Sérgio Spada, Tércio Albuquerque, Tiago de Amorim Novaes – “in memorian”, Werner Wanderer e Xenofonte Macedo Xavier Villanueva.