Deputados da Frente Parlamentar do Transporte Rodoviário de Cargas fizeram visita técnica ao Porto de Paranaguá

19/08/2015 15h23 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Clóvis Pedrini Jr.

Créditos: Clóvis Pedrini Jr.

Deputados da Frente Parlamentar do Transporte Rodoviário de Cargas na Assembleia Legislativa fizeram uma visita técnica ao Porto de Paranaguá na última terça-feira (18). Na ocasião os deputados Adelino Ribeiro (PSL), Nelson Luersen (PDT), Requião Filho (PMDB), Schiavinato (PP) e Tião Medeiros (PTB) puderam ouvir representantes dos diversos segmentos que utilizam diretamente o Porto, assim como puderam constatar que as imensas filas naquele terminal marítimo hoje são coisa do passado.
O pátio de triagem foi completamente revitalizado, implantado o sistema de cargas online, inaugurado um novo acesso viário e novas portarias foram informatizadas, instaladas novas balanças de acesso à faixa portuária, além de várias outras melhorias que são competência do Estado e da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). “Estes investimentos acabam com qualquer gargalo e permitem que o fluxo de caminhões seja atendido com ainda mais agilidade”, informou o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
Os trabalhadores também reconhecem a evolução. “Hoje o pátio está bom. Eu que venho há 20 anos para o porto vejo uma evolução muito grande nos últimos anos”, afirma José Martins, que carrega grãos de Planalto, também no interior do estado. A Appa também concluiu e entregou neste mês a pavimentação e concretagem de algumas vias internas do pátio. “O nosso problema não está aqui no pátio, o problema está daqui pra lá”, afirmou um dos motoristas, referindo-se a problemas de estrutura das empresas.
Infraestrutura – As reivindicações dos quinze sindicatos de caminhoneiros do Paraná referem-se principalmente a melhorias na infraestrutura nas imediações do Porto, como melhor sinalização de trânsito, instalação de banheiros e a reimplantação de uma guarda portuária que melhore as condições de segurança dos motoristas.
Para o deputado Tião Medeiros, que já foi chefe de Gabinete da Superintendência do Porto de Paranaguá, é importante entender de quem é a atribuição para cada uma das demandas. “A maioria das reivindicações não são de competência da autoridade portuária. Algumas são dos terminais privados, outras da segurança do Estado ou cabem ao Município. A frente parlamentar conta com meu apoio para trazer todas estas partes para discutirmos em conjunto os encaminhamentos possíveis”, destacou.
Schiavinato, que foi prefeito de Toledo por dois mandatos, salientou que a urbanização de uma cidade portuária requer cuidados especiais, dadas suas características únicas. “Notamos nesta visita que Paranaguá carece de uma urbanização voltada para o sistema portuário. É uma urbanização diferente, que deve contemplar o transporte da carga pesada e a estada dos milhares de motoristas que passam pela cidade. O que acontece, por exemplo, quando um caminhoneiro que está ausente de casa por um longo tempo, adoece em Paranaguá? Quem tem a responsabilidade e onde será atendido? São questões que deverão ser mais bem discutidas”, ponderou.
A Frente Parlamentar deve realizar uma audiência pública sobre o tema no próximo dia 31, a partir das 9 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

*Confira mais informações no Facebook da Assembleia Legislativa do Paraná.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação