O conciliador voluntário e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça, Acácio Cambi, é o convidado desta sexta-feira (24) do “Espaço da Cidadania”, programa que vai ao ar pela TV Assembleia às 21h30. O desembargador fala à jornalista Simone Giacometti sobre a importância da conciliação nos tribunais para obter soluções mais rápidas, satisfatórias para ambas as partes e, ao mesmo tempo, capaz de desafogar a Justiça, sempre assoberbada por um grande número de processos.
Todo tipo de conflito passível de acordo passa pelo Centro Jurídico do TJ, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas: contratos, questões familiares, danos morais e outros. Segundo ele, as pessoas que participam da conciliação sentem que há fatores pessoais envolvidos, que pode ser possível o diálogo para chegar a um denominador comum. Cambi lembra que os processos que tramitam pela via convencional são demorados, mesmo nos Juizados Especiais, onde uma disputa de indenização decorrente de acidente de trânsito, por exemplo, pode levar até seis meses para ser concluída. Além de todas essas vantagens ainda reduz honorários e os custos do processo. O novo Código de Proces so já prevê com maior detalhamento a área de atuação do sistema conciliatório. Hoje, em Curitiba, 17 desembargadores aposentados se incumbem desse tipo de prestação jurisdicional.
O programa – Parte da grade de programação da TV Assembleia, o “Espaço da Cidadania” pretende ampliar a integração do cidadão com o poder público, ouvindo representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário para informar como pode se dar essa comunicação e como funcionam os canais existentes para isso. Vai ao ar nesta sexta-feira (24), às 21h30, pelo Canal 16 da NET, com reprise aos domingos, às 13 horas. Os interessados também podem acompanha-lo pelo site da Assembleia Legislativa do Paraná.