Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Diretores da Anatel reafirmam na Assembleia compromisso com melhoria dos serviços na telefonia móvel

Reunidos com o deputado Leonaldo Paranhos (PSC), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (18), diretores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reafirmaram o compromisso do órgão com a fiscalização das empresas operadoras de telefonia e com a melhoria dos serviços prestados aos consumidores do Paraná e de Santa Catarina. “Estamos satisfeitos com os avanços que já conquistamos, sobretudo os investimentos que estão sendo feitos pelas operadoras em novas antenas, o que deve representar em curto prazo uma significativa melhoria na qualidade do sinal, principal reclamação dos usuários no Paraná”, comentou Paranhos, que presidiu a CPI da Telefonia, atuante entre maio de julho do ano passado.

Estiveram presentes ao encontro os gerentes da Anatel para os estados do Paraná e Santa Catarina, Celso Francisco Zemann, Márcio Antonio Ptotzek, também do escritório da agência em Curitiba, e Victor Muniz, da Assessoria de Relações Institucionais, órgão recém-criado pela Anatel com a missão de melhorar a interlocução com clientes e parceiros, como resposta às demandas apresentadas pelas CPIs de telefonia criadas em 16 estados do país. “Queremos consolidar os avanços que já foram obtidos. Prova disso são as novas regras emitidas pela agência e que garantem melhoria e agilidade no atendimento das operadoras aos seus clientes”.

Segundo Celso Zemann, o trabalho realizado pela CPI da Telefonia Móvel no Paraná – a primeira criada no país para investigar os problemas do setor – foi de extrema importância para a evolução que houve no setor, embora a Anatel já estivesse tomando medidas visando a melhoria dos serviços. Victor Muniz destacou a importância do trabalho da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa no sentido de estimular as câmaras municipais a modificarem as legislações que regulamentam a instalação de antenas, muitas delas extremamente restritivas. “Isso está tornando o processo de implantação de novas Estações Rádio-Base (ERBs) mais ágil por parte das empresas”, enfatizou.

Novas antenas
– Cumprindo os compromissos firmados em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em julho do ano passado com a CPI da Telefonia Móvel do Paraná, as operadoras de telefonia já iniciaram um processo de implantação de 550 novas antenas no estado. A operadora TIM, que detém 52% do mercado, pretende instalar 377 novas antenas, em duas etapas: 308 até julho e outras 69 até setembro, melhorando seu sinal em 279 municípios do Paraná.
Em relatório enviado nessa semana à Comissão de Defesa do Consumidor, a empresa Oi apresentou cronograma demonstrando que 173 novas antenas serão instaladas até maio deste ano, sendo que 20 desse total já estão em operação.

Já as empresas Vivo e Claro, também cobradas pela Assembleia, pediram mais prazo para apresentação de seus relatórios, em razão de adaptação em seus cronogramas. “Nossa estimativa é de que o Paraná irá ganhar perto de mil novas antenas até 2015, o que deverá representar melhoria acentuada na qualidade do sinal para os usuários de todas as operadoras”, avaliou Paranhos.



Ouça o Podcast relacionado

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação