Final da terceira etapa da Gincana da Cidadania agitou os estudantes de Umuarama

20/05/2016 16h37 | por Dálie Felberg
Final da terceira etapa da Gincana da Cidadania na cidade de Umuarama.

Final da terceira etapa da Gincana da Cidadania na cidade de Umuarama.Créditos: Fabrício Binder/Alep

Final da terceira etapa da Gincana da Cidadania na cidade de Umuarama.

A Assembleia Legislativa do Paraná levou a Gincana da Cidadania para os alunos da rede estadual de ensino de Umuarama, nesta sexta-feira (20). O game, que explora conhecimentos apresentados no Guia do Cidadão, aconteceu no Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal, e marcou o encerramento da terceira etapa do projeto. Alunos dos colégios Tiradentes e Pedro II também participaram das atividades do “Geração Atitude” e da gravação do programa de mesmo nome, pela TV Assembleia.

O programa é resultado de uma parceria entre o Legislativo estadual, o Ministério Público do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, e tem como objetivo promover o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública.

Ao todo foram 200 alunos envolvidos na etapa da competição, que teve um número recorde de acertos nas questões respondidas. Apesar do bom desempenho de todos, os donos da casa fecharam com chave de ouro, conquistando o primeiro lugar.

A aluna Cauane Sgorlon Moro falou sobre a importância do trabalho dos professores nessa vitória do Colégio Hilda Kamal: “Nós nunca tivemos um programa desses. Muitas coisas que eu aprendi aqui eu não conhecia, e isso é para a vida toda. Tudo isso eu devo para os meus professores, que se empenharam, nos incentivaram, e também a todos os alunos que se mobilizaram. Foi realmente muito bom”.

Da equipe do Colégio Pedro II, o estudante Yanick Pavianne Nonato se disse contente com o segundo lugar. “É a primeira gincana de que eu participo. Eu agradeço aos meus professores por terem nos ajudado a estudar e termos chegado aqui hoje com tanto conhecimento. Foi uma ótima experiência”, disse.

Papo Cidadão – Com tanto conhecimento demonstrado durante a Gincana, os alunos não tiveram dificuldades em colocar suas ideias e questionar as autoridades participantes. Assuntos como maioridade penal, impunidade, desigualdade social e infraestrutura nas escolas foram discutidos com naturalidade.

O vereador Toninho Comparsi conversou com os adolescentes e avaliou a experiência: “Me senti honrado de fazer parte dessa reflexão sobre a função dos jovens na sociedade. Conversamos sobre assuntos pontuais da escola também, questões que fazem parte da vida deles e tudo isso faz parte do despertar. Parabéns, a iniciativa é realmente renovadora, espero que aconteça mais vezes”.

Quem também participou do bate papo foi o juiz de Direito Pedro Sérgio Martins Junior. De acordo com ele, entender como os Poderes funcionam é o primeiro passo para a cidadania. “É uma garotada que tem desejo de aprender. A nossa estrutura política é complexa, e a população precisa conhecer esse processo para que possa fazer parte dela de forma atuante, transformadora. Eles estão no caminho certo”, disse.

O promotor de Justiça Mário Augusto Drago de Lucena respondeu a muitos questionamentos e ficou satisfeito com o que viu: “O projeto Geração Atitude está cumprindo a sua missão. Os jovens estão assumindo os seus papéis de protagonistas, estão conscientes de que a mudança depende deles. Essa movimentação é importante para todos nós”.

Orgulhosa com a organização das escolas para participar da Gincana da Cidadania, a chefe do Núcleo Regional da Educação, Gilmara Zanata, foi só elogios. “Houve um engajamento de todos, desde a equipe pedagógica até os alunos. Nós vimos os olhos brilhando. A cidadania precisa ser exercida, vivenciar esse processo. Eu sei que os alunos que participaram vão passar isso para os pais, para outros colegas. E quando o programa for ao ar, novas pessoas serão atingidas. Quero parabenizar a Assembleia Legislativa e todos os órgãos envolvidos por esse programa valoroso”, concluiu.

A gincana mobilizou diretamente quase dez mil alunos do Ensino Médio, em encontros que foram gravados e serão exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração, a partir da primeira quinzena de junho.

Guia do Cidadão – Usada como cartilha de estudos por participantes da Gincana da Cidadania e nas atividades do “Geração na Escola”, o Guia do Cidadão, produzido pela Assembleia Legislativa, se tornou leitura obrigatória para os alunos que integram o Projeto Geração Atitude no Paraná. A gincana incluiu games e a gravação de um programa pela TV Assembleia.

O Guia, que está disponível em versão digital pelo endereço www.alep.pr.gov.br/geracaoatitude , agora também chegará aos estudantes em versão impressa, a ser distribuída pela Secretaria de Estado da Educação para os 32 Núcleos Regionais de Educação, alcançando um universo de quase 300 escolas. Com uma linguagem acessível, o material disponibiliza informações sobre os conceitos de democracia, política e cidadania; apresenta as principais funções e descreve o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; e esclarece regras do sistema eleitoral brasileiro.

A Gincana da Cidadania passou pelas cidades de Curitiba, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Wenceslau Braz, Telêmaco Borba, Ivaiporã, Campo Mourão, Goioerê, Assis Chateaubriand, Colombo, Paranaguá, Irati, Pato Branco, Guarapuava, Pitanga, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Ibaiti, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Apucarana, Toledo, Cianorte, Paranavaí, Loanda e Umuarama.