“Foi uma honra ter saído da roça e ter me tornado deputado”, diz Jonas Guimarães na despedida da Assembleia Deputado resolveu não se candidatar, em função da idade. Ele representou, na Assembleia Legislativa, por quatro mandatos, a região de Cianorte, Noroeste do Paraná.

12/01/2023 09h51 | por Claudia Ribeiro
Deputado Jonas Guimarães (PSD).

Deputado Jonas Guimarães (PSD).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Jonas Guimarães (PSD).

Em maio de 2023, o deputado estadual Jonas Guimarães (PSD), completará 72 anos e, justamente por isso, depois de quatro mandatos como deputado estadual, resolveu não se candidatar e vai deixar a cadeira no fim de janeiro. “Acho que a gente tem que dar a vez para os mais jovens. Minha região é muito distante daqui e é difícil levar essa vida depois de uma certa idade. Mas não vou deixar de atuar pela minha região e defender, junto às lideranças locais, os interesses do povo do estado do Paraná. Costumo dizer que a gente sai da política, mas a política não sai da gente”, reflete.

A região é o Noroeste do estado. Jonas vem de Cianorte, onde mora desde pequeno, quando os pais se mudaram de Lavínia, interior de São Paulo, para o Paraná.  Uma família que, segundo ele, “era pobre e da roça”. Entretanto, ao lado dos pais e de sete irmãos, dentre eles o ex-prefeito do município por três vezes e deputado estadual por dois mandatos, Edno Guimarães, se empenhou no trabalho como agricultor e atualmente é empresário do setor da avicultura, gerando emprego e renda a milhares de famílias.  “Meus pais nos criaram, pobres, mas nos ensinaram a olhar para o nosso semelhante. Através de mandatos, eu e meu irmão, Edno Guimarães, pudemos fazer isso. Sempre honramos os votos que recebemos nas urnas. Eu tive votos em mais de 200 municípios do Paraná”, conta.

Superação

Quando tinha dez anos de idade, uma dinamite explodiu na mão de Jonas Guimarães, que precisou, mais tarde, ser amputada. Mas ele não se deixou abater. Tanto que aprendeu, sozinho, e com apenas uma mão, a tocar violão, o que faz com frequência nos momentos de lazer.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação