Gestores ambientais serão consultados sobre proposta de alteração dos limites da Escarpa Devoniana

26/07/2017 16h39 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Adriano Rima.
Deputado Rasca Rodrigues (PV).

Deputado Rasca Rodrigues (PV).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Rasca Rodrigues (PV).

A Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais (CEMA) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado Rasca Rodrigues (PV), convocou para esta quinta-feira (27), às 10h30, em Curitiba, os secretários municipais de Meio Ambiente (ou diretores) dos doze municípios que integram os limites atuais da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, nos Campos Gerais. Na pauta da reunião, que acontece na Sala das Comissões do Legislativo estadual (prédio administrativo), a discussão do projeto de lei nº 527/2016, que pretende reduzir os limites da APA.

Segundo Rasca Rodrigues, o encontro é mais uma etapa importante para reunir elementos para o parecer final da comissão acerca do projeto.  “A comissão tem buscado a posição técnica de todos os órgãos ambientais do Governo do Estado, das universidades, do movimento ambiental e agora de quem responde pela política ambiental dos municípios, para embasar um parecer que represente o real impacto da possível redução da Escarpa Devoniana”, explicou Rasca, que é relator do projeto no âmbito da CEMA.

Foram convocados os secretários ou diretores de Meio Ambiente da Lapa, Balsa Nova, Porto Amazonas, Palmeira, Campo Largo, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés. “Uma redução drástica como a proposta, além de impactar o ambiente, provoca a diminuição de receitas das prefeituras e isto tem que ser considerado no processo”, completou Rasca.