Gincana da Cidadania encerra segunda etapa em Foz do Iguaçu

13/04/2016 15h36 | por Dálie Felberg
Gincana da Cidadania acontece na cidade de Foz do Iguaçu

Gincana da Cidadania acontece na cidade de Foz do IguaçuCréditos: Fabrício Binder

Gincana da Cidadania acontece na cidade de Foz do Iguaçu

A Assembleia Legislativa do Paraná levou a Gincana da Cidadania até a cidade de Foz do Iguaçu, no extremo Oeste do estado, nesta sexta-feira (15). Os jogos aconteceram no Colégio Estadual Jorge Shimmelpfeng, e finalizaram a segunda parte das três etapas do programa Geração Atitude. Alunos das escolas Tancredo de Almeida Neves e Presidente Costa e Silva também participaram das atividades, com provas de conhecimentos sobre o Guia do Cidadão.

Com resultado apertado, essa etapa, que reuniu 150 participantes, consagrou duas equipes vitoriosas. As escolas Jorge Shimmelpfeng e Costa e Silva empataram após disputar ponto a ponto, entre perguntas e respostas sobre o funcionamento e as atribuições dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Aluna do Colégio Shimmelpfeng, Letícia Salles se disse contente em saber como tem início uma lei:  “ A Gincana da Cidadania é um projeto que garante ao estudante ficar mais próximo das leis, que muitas vezes não são assunto muito abordado em sala de aula. Eu achei muito interessante saber como as leis são criadas, aplicadas e como elas chegam até a nossa rotina”.

Após o game, os alunos puderam tirar dúvidas e fazer questionamentos para autoridades locais no tradicional “Papo Cidadão”. Mais uma vez os estudantes surpreenderam com questões sobre responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, saúde pública, infraestrutura nas escolas, entre outros assuntos.

Surpresa com as perguntas e com a qualidade do debate, a vice-prefeita Ivone Barofaldi foi só elogios para os alunos. “ São pessoas muito jovens com perguntas muito sérias e isso me surpreendeu. O evento foi de alto nível, realmente um sucesso em conhecimento e progresso em aprendizado”, concluiu.

A chefe do Núcleo Regional da Educação, Ivone Aparecida Perez Müller, destacou a conteúdo do Guia do Cidadão: “Eu saio daqui encantada. Esse contato com a juventude nos renova. E eu quero ressaltar a importância desse programa no exercício da cidadania. O Guia do Cidadão, um material riquíssimo, deveria estar em todas as escolas estaduais e inclusive particulares”.

Geração Atitude – A programação da Gincana e do Papo Cidadão faz parte do “Geração Atitude” e da gravação do programa de mesmo nome pela TV Assembleia. As atividades têm como objetivo principal estimular o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Gincana – A Gincana reúne alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. A intenção é promover uma série de debates e disputas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados à política e ao exercício da cidadania.

O projeto Geração Atitude é uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Gincana da Cidadania 3ª Etapa – As atividades do Geração Atitude retornam no mês de maio (10/05) na cidade de Jacarezinho. A escola que receberá os jogos na cidade é o Colégio Estadual Luiz Setti. Confira a agenda e chame os amigos:

10/05/2016 – Jacarezinho / C.E. Luiz Setti

11/05/2016 – Cornélio Procópio / C.E. Castro Alves