Inovação para gerar impacto positivo para a população Tema foi discutido em palestras organizadas pela Escola do Legislativo

20/06/2022 16h44 | por Vanderson Luiz
Escola do Legislativo promoveu evento que debateu a inovação na gestão pública.

Escola do Legislativo promoveu evento que debateu a inovação na gestão pública.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Escola do Legislativo promoveu evento que debateu a inovação na gestão pública.

Como introduzir novas tecnologias e inovação na gestão pública para agilizar serviços e dar melhores resultados para a população? Este foi um dos temas discutidos nesta segunda-feira (20) durante palestras dos especialistas Rhodrigo Dedda – doutorando em Engenharia de Software e Mestre em Tecnologia e Sociedade – e André Telles – superintendente de Inovação do Governo do Estado – organizadas pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná. 

A conferência foi uma prévia do Viasoft Connect 2022, evento que será realizado de 22 a 24 deste mês, na Expo Unimed, em Curitiba, com mais de 130 palestrantes e expositores ligados às áreas de tecnologia e inovação. Serão realizadas ações voltadas aos municípios, inclusive com o lançamento do Projeto Ecossistemas Inspiradores, em parceria com o Governo do Estado. “Nossa missão é abrir espaço dentro desse evento para trazer órgãos de governo, entidades empresariais e prefeituras, unir todos e dar mais força para inovação. Hoje, aqui na Escola do Legislativo, estamos trazendo um pouco do que é inovação, o que o Estado pode fazer e o quanto isso reflete em benefícios para população, para as empresas e para a qualidade de vida”, ressaltou o CEO da Viasoft, Itamir Viola.

Viola foi um dos participantes do evento desta segunda-feira na Escola do Legislativo. Ao lado dele estava o deputado estadual Guto Silva (PP), ex-secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, que destacou os desafios e ações do Estado. “O Paraná tem se consolidado no tema da inovação. Quando a gente fala de inovação, é essa conexão de pessoas, que gera valor, gera prosperidade, gera emprego de alto impacto. E temos que conectar esse grande ativo que temos no Estado: universidades muito qualificadas, mão de obra abundante de muita qualidade a uma infraestrutura que se transforma. Agora, com a implantação do 5G teremos uma nova realidade no mundo de tecnologia e precisamos mais do que nunca prepararmos nossos alunos, nossos jovens, para estarem conectados com essa realidade de novo mercado”.

Segundo o parlamentar, um dos grandes exemplos de evolução com a tecnologia é o agronegócio paranaense, que tem se destacado e produzido cada vez mais. “Eu costumava dizer que antes o Paraná era o celeiro do Brasil e do mundo e hoje é o supermercado. Porque nós estamos gerando valor ancorados por essas grandes forças que são as cooperativas. E nós precisamos acoplar essa força transformadora das cooperativas com as universidades, com os ambientes, porque assim teremos locomotivas importantes para continuar essa transformação. O Paraná passa do período do Agrotec. O momento é de plantar cérebros, de educação de qualidade, educação de ponta, de robótica” analisou.

Rhodrigo Dedda, que foi o primeiro palestrante do dia, disse que o grande desafio é conectar a inovação ao cidadão. Para ele, a “ideia é a gente discutir dentro de uma parceria do setor público e do setor privado, como trabalhar mecanismos e gerar impacto positivo. Vários deles já existem e são muito relevantes, como a possibilidade de ter contratações e soluções inovadoras. Então, como a gente pode arranjar todo o ecossistema de inovação para que possa, junto com o setor público, ter impacto na vida das pessoas?”, provocou.

A resposta veio no debate com o superintendente de Inovação do Governo do Estado, André Telles, que também é diretor da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, Seção Paraná (ADVBPR). Segundo o preletor, “inovação na gestão pública é um processo cultural. A partir do momento que você tem uma liderança que nos abre a oportunidade para melhorar aquilo que já existe, crie produtos novos, serviços, processos novos, a gente consegue inovar tanto no serviço prestado ao cidadão como também na nossa governança. Como o governo pode ser mais eficiente, mais ágil, também na relação com os ecossistemas de inovação?”, questionou. No Paraná temos diversos polos, diversas regiões que são importantes e que conseguem desenvolver startups, ter investidores, as incubadoras, as aceleradoras, processos que facilitam e agilizam o desenvolvimento da inovação no Paraná”.

Quem perdeu o evento pode assistir no canal da TV Assembleia no Youtube e ter acesso ao código e link de desconto de 30% para participar do Viasoft Connect 2022.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação