Já são 259 municípios com reconhecimento pelo Poder Legislativo do decreto de estado de calamidade pública

13/05/2020 18h24 | por Trajano Budola
Podcast Paraná registra 259 cidades em estado de calamidade por causa dos efeitos da pandemia do coronavírus.

Paraná registra 259 cidades em estado de calamidade por causa dos efeitos da pandemia do coronavírus.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Mais 18 municípios paranaenses receberam da Assembleia Legislativa o reconhecimento do decreto de estado de calamidade pública até o fim do ano, um apoio para que possam enfrentar as dificuldades econômicas geradas pelo isolamento social em decorrência da Covid-19. Com este aval, aprovado durante a sessão remota desta quarta-feira (13), já são 259 administrações municipais que ganham fôlego, pelo prazo definido até o dia 31 de dezembro, para reorganizar suas finanças.

O estado de calamidade pública retira dos municípios, neste período, restrições que eles poderiam ter por descumprimento dos limites de despesas com pessoal e de suas dívidas consolidadas. Além disso, as prefeituras ficam dispensadas do cumprimento de seus resultados fiscais e das limitações de empenho.

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), explica que a autorização é justificada e que as prefeituras devem ter muita responsabilidade num momento que está sendo difícil tanto para a União quanto para os estados e os municípios.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

Foi aprovado também, do deputado Professor Lemos (PT), em conjunto com as deputadas: Cristina Silvestri (CDN); Luciana Rafagnin (PT); Mara Lima (PSC); Mabel Canto (PSC); Maria Victoria (PP) e com o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), o projeto de lei que institui a campanha estadual 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Foi aprovado ainda o projeto de lei da deputada Mabel Canto (PSC) que institui a Semana Estadual de Valorização à Vida e da Prevenção do Suicídio. Além disso, os deputados aprovaram a Semana Estadual de Conscientização e Combate ao Trabalho Infantil, do deputado Rodrigo Estacho (PV).