Livro apresenta bastidores da CPI das Falências

04/02/2013 17h50 | por Sandra C. Pacheco
Lançamento do livro do Deputado Fabio Camargo (PTB)

Lançamento do livro do Deputado Fabio Camargo (PTB)Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Lançamento do livro do Deputado Fabio Camargo (PTB)
Com a presença de deputados, representantes do Poder Judiciário e de outras lideranças e autoridades, o deputado Fábio Camargo (PTB) lançou na tarde desta segunda-feira (4), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, o livro “Poder, Dinheiro e Corrupção – Os Bastidores da CPI das Falências”, de sua autoria. Nele o parlamentar relata os seis meses de trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Falências, instalada na Casa ainda em 2011, graças a sua iniciativa, “para investigar a nomeação de amigos e parentes de juízes e desembargadores para massas falidas mais lucrativas do Estado”.
A comissão ganhou especial notoriedade ao ser suspensa por liminar judicial sob a alegação de que não teria poderes para investigar desembargadores. A decisão continua em vigor, o que impede o prosseguimento dos trabalhos investigativos e a apresentação formal de um relatório. Ainda assim, o material levantado foi encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado e ao Ministério Público estadual. O assunto foi tema de matéria recente no jornal O Globo, de circulação nacional.
Denúncias -“Há muito se comentava no Paraná sobre os processos falimentares e de recuperações judiciais e de seus supostos direcionamentos a pouquíssimos síndicos e administradores judiciais”, justificou o autor. “Várias denúncias diziam respeito à dilapidação de patrimônio de várias empresas em regime falimentar de continuidade, bem como a nomeação dos mesmos síndicos e administradores para as falências mais vultosas”.
Ainda segundo Camargo, o livro apresenta dados, história e a “complexa rede de troca de interesses e favorecimentos do grupo que movimenta um patrimônio superior a R$ 15 bilhões”. Como não foi possível apresentar um relatório final da CPI que era presidida por ele, o deputado acredita que o livro serve “como instrumento público para apresentar à sociedade os resultados das investigações, além de contar episódios ocorridos nos bastidores e que não eram do conhecimento do público”.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação