Mais medidas de combate à dengue são aprovadas pelos deputados

22/04/2020 15h00 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Deputados aprovaram na sessão desta quarta-feira (22) emendas ao projeto de reestruturação da Agepar.

Deputados aprovaram na sessão desta quarta-feira (22) emendas ao projeto de reestruturação da Agepar.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Deputados aprovaram na sessão desta quarta-feira (22) emendas ao projeto de reestruturação da Agepar.

Os deputados fizeram duas sessões virtuais nesta quarta-feira pela manhã, dia 22 de abril de 2020, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Uma ordinária e outra extraordinária. Entre as propostas aprovadas, passou a dos deputados Dr. Batista (PMN), Tercílio Turini (CDN) Goura (PDT) e Jonas Guimarães (PSB), que prevê medidas contra a dengue e outras zoonoses em estabelecimentos e residências com depósito de bens a céu aberto.

Pelo projeto, fica permitido apenas o depósito a céu aberto de itens que não ofereçam risco de se tornarem criadouros de Aedes aegypti e de outros vetores de zoonoses. De acordo com os boletins epidemiológicos mais recentes da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná tem mais de cem mil casos confirmados da doença em 333 municípios. Desse total, 31 cidades estão em situação de alerta.

(sobe som))

Os parlamentares aprovaram mais um projeto de Decreto Legislativo que reconhece para outros 59 municípios paranaenses o “estado de calamidade pública” até  31 de dezembro deste ano, devido à pandemia provocada pela Covid-19.  

A medida, que é prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, dispensa o cumprimento de metas fiscais e suspende prazos e restrições quanto ao limite de despesas com pessoal.

Com mais esse projeto, já são mais de 170 os municípios nessa condição. Para saber quais os municípios nessa situação, basta acessar o site www.assembleia.pr.leg.br.

(sobe som))

Os deputados aprovaram ainda as emendas ao projeto de lei que prevê uma ampla reestruturação na Agepar  na sessão remota desta quarta. A proposta, que havia recebido 34 sugestões de modificações, teve 14 delas aprovadas em bloco. Elas melhoram o projeto original, como a que promove mais transparência no processo de fiscalização.

Segundo o Governo, as alterações têm como objetivo adequar juridicamente a Agência à Lei Federal das Agências Reguladoras e à nova Lei Estadual de Parcerias Público-Privadas. (PPPs), modificando sua atuação e ampliando suas atribuições. Entre as alterações propostas pelo Executivo é o nome do órgão, que passará a se chamar Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná. Ainda de acordo com o texto, a Agência passará a exercer também a regulação e fiscalização das atividades de concessão de centros prisionais e de parques estaduais, que estão previstas na nova Lei Estadual de Parcerias Público-Privadas (PPP).

Lembrando quer a Agepar foi criada em julho de 2002, implantada em 21 de novembro de 2012, e tem como função regular e fiscalizar, entre outras atribuições, contratos de concessão de rodovias; de transporte rodoviário coletivo intermunicipal de passageiros; das travessias marítimas e fluviais; de ferrovias concedidas; de abastecimento de água potável; de esgotamento sanitário; de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e serviços de distribuição da Companhia Paranaense de Gás (Compagás).

Além de assegurar a prestação adequada dos serviços, a Agepar também tem como atribuição proteger os usuários, verificar a qualidade dos serviços prestados, aplicar penalidades e homologar revisões e reajuste tarifários.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação