Uma indicação parlamentar protocolada pela deputada Marla Tureck (PSD) na Assembleia Legislativa propõe ao Governo do Estado, através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, a criação de um programa estadual para a construção de sedes próprias para os conselhos tutelares do Paraná. A deputada entende como prioritário o atendimento aos municípios de pequeno e médio porte, com até 50 mil habitantes.
Segundo Marla Tureck, os conselhos tutelares têm o desígnio de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, desenvolvendo um serviço público relevante para a sociedade. “Portanto, a sede própria para os conselhos tutelares é necessária e imprescindível aos trabalhos, que merecem uma estrutura onde se possa receber a comunidade dignamente, com mobiliário e equipamentos operacionais condizentes aos serviços prestados”, justifica.
Ainda de acordo com a parlamentar, oferecer dignidade e condições de trabalho ao conselhos tutelar é valorizar seus profissionais e a sociedade, de forma geral. “Além disso, um aprimoramento nas estruturas do órgão facilitará a implantação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia-Web), que permite o registro de denúncias, pela internet, e cria um banco de dados unificado em todo o estado”, complementa Marla Tureck.