Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Movimentos grevistas monopolizam pronunciamentos durante sessão da Assembleia

Deputados de diversos partidos se revezaram na tribuna do Plenário na sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (25) para falar sobre os movimentos grevistas que mobilizam professores estaduais, servidores de outros setores públicos e caminhoneiros. Na ocasião, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), assinalou a importância da atuação mediadora do Parlamento neste momento de negociações (leia matéria no site). 

Em seu pronunciamento, o líder do Governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), transmitiu aos professores, que ocupavam as galerias, a informação de que inúmeras demandas da categoria estão sendo atendidas pelo Poder Executivo. Assim, há a expectativa de que eles voltem para as salas na próxima segunda-feira (dia 2). Para o deputado Tadeu Veneri (PT), líder da Oposição, os trabalhadores da educação avançaram em seus pleitos com esse movimento. Além disso, ele contabiliza como positiva a decisão do Legislativo do Estado de acabar com as votações em regime de comissão geral.

Avanços - De acordo com Romanelli, o Estado vai pagar integralmente o terço de férias dos professores da educação básica e das instituições de ensino superior do Estado até 31 de março. O governador Beto Richa também determinou a implantação de progressões e promoções para funcionários e professores a partir de maio e junho, respectivamente.

O deputado destacou ainda que diversas outras demandas encaminhadas pela APP-Sindicato já foram atendidas. Entre elas está o pagamento integral das rescisões dos contratos com professores temporários (PSS), no valor de R$ 70 milhões. Além disso, o Estado vai depositar R$ 12 milhões referentes ao terço de férias dos demais servidores públicos. Paralelamente será feito um novo porte para as escolas, considerando os critérios de dezembro de 2014, o que implica em mais funcionários e pedagogos para atendimento. Também serão retomadas atividades de contraturno, como Salas de Apoio e Centro de Línguas Estrangeiras; bem como serão nomeados professores aprovados em concursos. “Esperamos que os professores voltem para as salas de aula para iniciar o ano letivo”, declarou o líder do Governo.

“O governo também fará o repasse adicional do fundo rotativo, em duas parcelas. O PDE está assegurado a partir de agosto. As promoções e progressões cujas implantações estão atrasadas serão pagas, em maio para os servidores e em junho para os professores”, afirmou.

Em relação à ParanáPrevidência, Romanelli anunciou que o governo do Estado não apresentará projeto extinguindo o fundo de previdência. “O Fórum das Entidades Sindicais e a APP Sindicato serão chamados para a discussão. O governo apresentará várias alternativas para a reformulação da ParanáPrevidência, que serão amplamente debatidas com representantes dos servidores públicos”, disse. 

Próxima sessão – A próxima sessão plenária da Assembleia Legislativa acontece no dia 2 de março (segunda-feira), quando será discutido e votado o projeto de decreto legislativo nº 01/15, de autoria da Comissão Executiva, criando a Ouvidoria-Geral da Casa. Também serão analisadas duas proposições de veto (nº 10 e nº 11, ambos de 2014), apostos pelo Poder Executivo.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação