Movimentos grevistas monopolizam pronunciamentos durante sessão da Assembleia

24/02/2015 18h59 | por Nádia Fontana, com colaboração de Debora Iankilevich.

Créditos: Nani Gois

Deputados de diversos partidos se revezaram na tribuna do Plenário na sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (25) para falar sobre os movimentos grevistas que mobilizam professores estaduais, servidores de outros setores públicos e caminhoneiros. Na ocasião, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), assinalou a importância da atuação mediadora do Parlamento neste momento de negociações (leia matéria no site). 

Em seu pronunciamento, o líder do Governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), transmitiu aos professores, que ocupavam as galerias, a informação de que inúmeras demandas da categoria estão sendo atendidas pelo Poder Executivo. Assim, há a expectativa de que eles voltem para as salas na próxima segunda-feira (dia 2). Para o deputado Tadeu Veneri (PT), líder da Oposição, os trabalhadores da educação avançaram em seus pleitos com esse movimento. Além disso, ele contabiliza como positiva a decisão do Legislativo do Estado de acabar com as votações em regime de comissão geral.

Avanços - De acordo com Romanelli, o Estado vai pagar integralmente o terço de férias dos professores da educação básica e das instituições de ensino superior do Estado até 31 de março. O governador Beto Richa também determinou a implantação de progressões e promoções para funcionários e professores a partir de maio e junho, respectivamente.

O deputado destacou ainda que diversas outras demandas encaminhadas pela APP-Sindicato já foram atendidas. Entre elas está o pagamento integral das rescisões dos contratos com professores temporários (PSS), no valor de R$ 70 milhões. Além disso, o Estado vai depositar R$ 12 milhões referentes ao terço de férias dos demais servidores públicos. Paralelamente será feito um novo porte para as escolas, considerando os critérios de dezembro de 2014, o que implica em mais funcionários e pedagogos para atendimento. Também serão retomadas atividades de contraturno, como Salas de Apoio e Centro de Línguas Estrangeiras; bem como serão nomeados professores aprovados em concursos. “Esperamos que os professores voltem para as salas de aula para iniciar o ano letivo”, declarou o líder do Governo.

“O governo também fará o repasse adicional do fundo rotativo, em duas parcelas. O PDE está assegurado a partir de agosto. As promoções e progressões cujas implantações estão atrasadas serão pagas, em maio para os servidores e em junho para os professores”, afirmou.

Em relação à ParanáPrevidência, Romanelli anunciou que o governo do Estado não apresentará projeto extinguindo o fundo de previdência. “O Fórum das Entidades Sindicais e a APP Sindicato serão chamados para a discussão. O governo apresentará várias alternativas para a reformulação da ParanáPrevidência, que serão amplamente debatidas com representantes dos servidores públicos”, disse. 

Próxima sessão – A próxima sessão plenária da Assembleia Legislativa acontece no dia 2 de março (segunda-feira), quando será discutido e votado o projeto de decreto legislativo nº 01/15, de autoria da Comissão Executiva, criando a Ouvidoria-Geral da Casa. Também serão analisadas duas proposições de veto (nº 10 e nº 11, ambos de 2014), apostos pelo Poder Executivo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação