Nelson Luersen, deputado com vocação de executivo, é o convidado do "Política e Viola" deste sábado (21) O programa musical da TV Assembleia vai ao ar às 21h30, com a animada apresentação da dupla de cantores sertanejos Willian e Renan.

19/05/2016 11h04 | por Diretoria de Comunicação
Programa " Política e Viola" com o deputado Nelson Luersen (PDT).

Programa " Política e Viola" com o deputado Nelson Luersen (PDT).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Programa " Política e Viola" com o deputado Nelson Luersen (PDT).

Empresário e ex-prefeito de Planalto, Nelson Luersen (PDT), o convidado do programa “Política & Viola” deste sábado (21), na TV Assembleia, é deputado estadual desde 2010. Nascido em Capinzal, Santa Catarina, descendente de uma família alemã (pai) e italiana (mãe), Luersen veio ainda criança para o Paraná. Morou em Salto do Lontra, Planalto e Foz do Iguaçu. O pai tinha um pequeno comércio. Era um homem rígido que, com sua formação germânica, ensinou aos 9 filhos rigorosos princípios éticos.

A mãe era mais amorosa e sua falta ainda comove o deputado. Questionado pelo apresentador Willian, durante o programa, sobre quando chorou pela última vez, disse que foi há muito pouco tempo, lembrando a morte ainda recente da mãe. Fez o relato, se emocionou e chorou de novo.

Luersen entrou para a política por vocação. Começou na política estudantil. Eram tempos da ditadura e descobriu que tinha espírito crítico, preocupação social, que o acompanham até hoje. Seu ídolo político é Leonel Brizola. Avalia que foi um erro muito grande o brasileiro ter optado por Lula em lugar de Brizola. O Brasil, segundo ele, teria se tornado um país diferente. Ele lembra que Brizola, que teve um longa carreira política, jamais teve um processo por corrupção. Uma vida digna, limpa, daquelas que nos orgulham, diz.

Ele próprio garante que se sente tranquilo em ser político em um momento em que quase tantos condenam os políticos e os apontam como origem de todos os nossos males. “Eu me sinto tranquilo. Circulo à vontade junto aos meus eleitores, porque sei que não tenho do que me envergonhar. No dia em que eu não conseguir andar tranquilamente junto aos eleitores eu saberei que é hora de ir para casa”.

Apesar de chegar avisando que não era de cantar, Luersen acompanhou os cantores. Cantou animado a música “Um barril de chopp” (1 barril de chopp é muito pouco pra nós/ 2 barris de chopp é muito pouco pra nós/ 3 barris de chopp é muito pouco pra nós/ 4 barris de chopp é muito pouco pra nós).

Também cantou junto com o apresentador Renan a canção “Maluco Beleza”, de Raul Seixas (Enquanto você/ Se esforça pra ser/ Um sujeito normal/ E fazer tudo igual/ Eu do meu lado/ Aprendendo a ser louco/ Um maluco total/ Na loucura real). Lamentou que muitos gênios musicais se perderam para as drogas. Ao falar de seus sonhos, disse que seria um mundo com menos desigualdades e sem drogas.

Os convidados musicais do programa foram a dupla Gustavo & Gabriel e o sanfoneiro Ricardo. Que deram um show à parte e cantaram alguns de seus sucessos.

O “Política & Viola” é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz estabelecida pelo presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), de mostrar o lado humano dos políticos e aproximar a Assembleia da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados, às 21h30, pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises no domingo e na quinta-feira, ao meio-dia, e também pode ser visto na internet.