Nelson Luersen fala ao Café com Política sobre lembranças e o cotidiano parlamentar O deputado se recorda de um episódio, quando o pai foi dar ré em um caminhão da família e percebeu que o irmão estava embaixo do veículo.

09/07/2019 13h20 | por Laura Sica
Deputado Nelson Luersen conta no Café com Política um pouco da infância no interior de Santa Catarina e como a família chegou ao Paraná.

Deputado Nelson Luersen conta no Café com Política um pouco da infância no interior de Santa Catarina e como a família chegou ao Paraná.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Deputado Nelson Luersen conta no Café com Política um pouco da infância no interior de Santa Catarina e como a família chegou ao Paraná.

Caminhar três quilômetros todos os dias para chegar à escola mais próxima da Vila Barro Preto, em Capinzal, município catarinense localizado na fronteira com o Rio Grande do Sul. Isso em uma região de inverno bastante rigoroso. Essa era a rotina do deputado Nelson Luersen (PDT), que está no exercício do terceiro mandato parlamentar aqui na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ele conta, no programa Café com Política da TV Assembleia, que vai ao ar nesta quarta-feira (10), após a sessão plenária, como foi a infância numa família de nove irmãos, com muita brincadeira e banhos de rio.

Além do sítio, o pai dele tinha um pequeno negócio de secos e molhados e contava com a ajuda dos filhos mais velhos para tocá-lo. “Foi uma infância muito feliz, lembro com saudade da família reunida em torno da grande mesa para as refeições”, diz. Entre as lembranças marcantes destaca uma em especial, quando ainda criança, o pai se preparava para dar a ré no pequeno caminhão usado para transporte de mercadorias quando Luersen percebeu que o irmão mais novo havia engatinhado para debaixo do veículo. Rapidamente puxou o irmão pelas pernas livrando-o do perigo antes mesmo que o pai percebesse o que estava acontecendo.

Comércio -A família veio para o Paraná em 1975 e radicou-se em Salto do Lontra, para onde o pai transferiu seu armazém de secos e molhados. Lá, foi balconista, caixa e fazia entregas. Depois foi para Planalto, trabalhar com o irmão mais velho, sempre no ramo do comércio. São sócios até hoje. A família toda, aliás, dedica-se ao comércio em vários municípios da região Sudoeste do estado.

Como tinha bastante facilidade de entrosamento e comunicação, e como o irmão já tinha um pé na política, apoiando as campanhas dos deputados Caíto Quintana e Ademar Traiano na região, acabou sendo conduzido para a vida pública. Foi três vezes prefeito de Planalto antes de disputar o primeiro mandato de deputado estadual. Embora se dedique integralmente à atividade, diz que não gostaria de ver os dois filhos, formados em Direito, na carreira. “É muito sofrido. Convivemos de perto com muitas dificuldades que nem sempre conseguimos resolver, com frustrações e a ansiedade de ajudar”.

Casado há 33 anos com Anete, “companheira maravilhosa” que é também uma esperta parceira de frequentes joguinhos de canastra nas horas vagas, aprecia os churrascos com os amigos, as rodas de chimarrão, as situações que evocam as reuniões familiares, sempre muito concorridas. Um sonho? Ele, que participou das lutas pelas eleições diretas e pelo fim da ditadura militar a bordo de movimentos estudantis, quer ver o Brasil entrar nos eixos o mais breve possível, recuperando a estabilidade econômica, fazendo as reformas necessárias para isso e estabilizando sua democracia.

O programa – O “Café com Política” é uma conversa informal com os deputados, focado nas bandeiras que defendem no Legislativo e ênfase nas experiências que os levaram ao Parlamento. Cotidiano, rotina, as viagens para as bases eleitorais e o dia-a-dia dividido entre a família e os assuntos políticos são a temática principal. O programa com o deputado Nelson Luersen vai ao ar nesta quarta-feira (10), após a sessão plenária, e na sequência poderá ser assistido também pelo canal do Youtube do Legislativo: https://bit.ly/2IS2oGL.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação