Novembro Azul é destaque em programa da TV Assembleia Mês é dedicado ao combate do câncer de próstata no Brasil.

01/11/2022 16h08 | por Rafael Guareski
O médico rádio-oncologista Henrique Balloni fala ao Assembleia Entrevista sobre a saúde do homem.

O médico rádio-oncologista Henrique Balloni fala ao Assembleia Entrevista sobre a saúde do homem.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O médico rádio-oncologista Henrique Balloni fala ao Assembleia Entrevista sobre a saúde do homem.

O próximo dia 17 é marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e a TV Assembleia entrevistou o médico rádio-oncologista Henrique Balloni, sobre a importância da prevenção e os cuidados com a doença. O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Com o movimento, especialistas buscam conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente, além de praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Durante a entrevista, o especialista salientou que a pandemia atrapalhou os programas de prevenção que eram realizados anualmente, no entanto, estão sendo retomados com a volta às atividades da população. “A pandemia atrapalhou o rastreamento destes exames de detecção precoce de todos os tipos de câncer. Em próstata, tem uma característica por ser um tumor que não apresenta sintomas no modo geral. É muito importante que as pessoas façam o exame de sangue, que é o PSA, e o exame de toque, preventivo, pelo menos uma vez por ano, após os 50 anos, por que se você for um indivíduo que tenha propensão a ter um tumor, isso faz com que consiga diagnosticar ele em uma fase bastante precoce”.

Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. “A detecção precoce está relacionada a utilizarmos tratamentos menos agressivos nos pacientes. Nossa maior preocupação não é só curar a doença, queremos dar qualidade de vida para ele. Toda vez que pensamos em tratamento desta doença estamos pensando em qualidade de vida urinária, intestinal e sexual. Todos estes fatores lavam as condições para que possamos determinar uma terapia adequada para cada um”, disse Dr. Henrique Balloni.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) pelo menos 65.840 novos casos são registrados anualmente no Brasil, este valor corresponde a um risco de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. O câncer de próstata, é o segundo mais comum entre homens, perdendo apenas para os casos de câncer de pele.

A entrevista com o especialista na área vai ao ar nesta quinta-feira (02) às 11h na TV Assembleia (canal 10.2 em TV Aberta ou pela Claro/Net), com reprise durante toda programação. Ela também pode ser conferida no canal do legislativo paranaense do YouTube.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação