Ouça o que foi destaque na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (25)

25/11/2019 18h48 | por
Podcast O médico José Jacyr Leal Junior que falou sobre o projeto de lei da deputada Mabel Canto que dá o direito das gestantes escolherem a modalidade de parto.

O médico José Jacyr Leal Junior que falou sobre o projeto de lei da deputada Mabel Canto que dá o direito das gestantes escolherem a modalidade de parto.Créditos: Orlando Kissner/Assembleia

O médico José Jacyr Leal Junior que falou sobre o projeto de lei da deputada Mabel Canto que dá o direito das gestantes escolherem a modalidade de parto.

Entre os convidados do Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Paraná desta segunda-feira (25) estava   o presidente do Centro Fetal Batel, o médico José Jacyr Leal Junior. Ele falou sobre os direitos da gestante e parturiente atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para que ela possa ter o direito de escolha na hora do parto. Ele destacou que é preciso avaliar questões técnicas, de localização e até se há condições para que os médicos façam partos naturais.  E que cada caso é diferente.

(sonora)

 A iniciativa de convidar o Dr. Jacyr foi da deputada Mabel Canto (PSC), que apresentou um projeto com mudanças na atual legislação que trata da implantação de medidas de informações e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica. A proposta adiciona à lei de proteção contra violência obstétrica a opção de acordo com as convicções da parturiente. O projeto de Mabel foi aprovado em 1ª votação durante a sessão plenária. Para a parlamentar, é direito da mulher ter a chance de ser informada de riscos e de escolher que tipo de parto quer ter.

(Sonora)

Ainda durante o Grande Expediente de segunda-feira, as atletas de futsal Laelen Cassia Machado Brizola, Vanessa Wons, Vanderléia Gonçalves Barbosa e Josiane Maria Poleski foram homenageadas pelo deputado Márcio Pacheco (PDT). Elas foram campeãs, no início de novembro, na Suíça, do Mundial de Futsal de Surdos. Para Josiane, a capitã da equipe, uma conquista que vai ficar marcada na história da equipe, que, aos poucos, vem ganhando destaque nas competições mundiais.

(sonora)

O deputado Márcio Pacheco lembrou que elas enfrentaram muitas dificuldades inclusive de ordem financeira, para conseguirem participar do torneio e são merecedoras de muitas homenagens.

(Sonora)

Também prestigiou a sessão plenária como convidado do Grande Expediente, o senador Flávio Arns, que pela manhã havia participado do Seminário sobre a manutenção do Fundeb. Ele é relator de uma das três Propostas de Emenda à Constituição (PEC), em discussão no Congresso para tornar permanentes o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Pela atual legislação, ele tem prazo até o ano de 2020 para vigorar. Flávio Arns diz que seminários como o que aconteceu na Assembleia estão sendo realizados em todos os estados e servem para aprimorar as propostas e torná-las bandeiras também defendidas pela sociedade.

(Sonora)

Professor Lemos (PT), que propôs o debate em Curitiba, destacou que, mais que tornar o Fundeb permanente, é preciso aumentar os percentuais repassados pela União aos estados e municípios.

(Sonora)

Com informações do site da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação