Paranaenses que atuaram no resgate em Brumadinho serão homenageados O Paraná foi um dos primeiros estados a enviar bombeiros, policiais e equipamentos para auxiliar na busca e resgate das vítimas da tragédia que aconteceu em Minas Gerais.

27/03/2019 12h22 | por Vanderlei Rebelo
Brida, uma pastor Malinois, e seu condutor, o soldado bombeiro João Carlos Alves, fizeram parte da equipe de resgate.

Brida, uma pastor Malinois, e seu condutor, o soldado bombeiro João Carlos Alves, fizeram parte da equipe de resgate.Créditos: Divulgação PMPR/AEN

Brida, uma pastor Malinois, e seu condutor, o soldado bombeiro João Carlos Alves, fizeram parte da equipe de resgate.

Por iniciativa dos deputados Tião Medeiros (PTB) e Subtenente Everton (PSL), a Assembleia Legislativa do Paraná realiza nesta quarta-feira (27), 18h30, uma sessão solene em homenagem aos bombeiros e policiais paranaenses que participaram das operações de resgate das vítimas de Brumadinho, em Minas Gerais. “É uma justa homenagem aos paranaenses que auxiliaram os amigos mineiros”, afirmou Medeiros. 
Ele lembrou que o Paraná foi um dos primeiros estados a disponibilizar profissionais e equipamentos às ações de apoio técnico e operacional no resgate das vítimas na tragédia de Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro deste ano. No final de janeiro, o Corpo de Bombeiros enviou uma equipe do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), que é referência em ações de busca e salvamento em situações desta natureza. Criado em 2006, o Gost já participou de operações de envergadura, como as grandes enchentes que atingiram Santa Catarina, em 2008, e o rompimento da represa de Algodões, no Piauí, em 2015. 

Força-tarefa – O Paraná também enviou um helicóptero com uma equipe de soldados do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar e cães farejadores que apoiaram o trabalho de resgate de corpos soterrados. Além disso, a Polícia Civil enviou uma perita criminal que atuou na identificação de corpos resgatados e a Coordenadoria de Defesa Civil mandou uma geóloga e dois capitães. Ao todo, a força-tarefa enviada pelo governo estadual incluiu 28 profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil. 
O requerimento de Tião Medeiros consigna um voto de congratulações, com menção honrosa, aos membros dessas equipes, que desempenharam sua missão com “dedicação e bravura”, segundo as palavras do deputado. De acordo com o último balanço das autoridades mineiras, a tragédia provocada pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão causou a morte de 201 pessoas e deixou mais de 90 desaparecidos. 


 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação