Parlamentares de Luxemburgo visitam a Assembleia e tratam de acordo de cooperação bilateral É a segunda visita dos deputados luxemburgueses ao Poder Legislativo paranaense; a primeira ocorreu e 08 de agosto.

23/08/2023 15h55 | por Antônio Dilay

Visita ocorreu no Gabinete da Presidência da Assembleia, no início da tarde desta quarta-feira (23).Créditos: Orlando Kissner/Alep

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), recebeu, nesta quarta-feira (23), a visita institucional de uma delegação de deputados do Grão-Ducado de Luxemburgo com o objetivo de estreitar as relações políticas entre os países, não somente por parte do país, mas em especial o Parlamento Europeu.

Traiano explicou que “a população de descendentes luxemburgueses no Brasil gira em torno de 28 mil pessoas e somente no município de Rio Negro existem cerca de 7 mil pessoas, portanto, é um grande colégio eleitoral para Luxemburgo, já que todos os cidadãos deste país têm direito a voto. E hoje, tive a satisfação de receber a visita do prefeito de Rio Negro, acompanhado dos deputados de Luxemburgo que vem ao Brasil fazer este contato direto com as pessoas que temo direito do exercício da cidadania em Luxemburgo, uma vez que acontecerão eleições em outubro e no ano que vem. E é sempre muito importante esta relação harmônica, esta interlocução entre países principalmente por conta desta afinidade que tem Rio Negro com Luxemburgo”.

A deputada do Partido Popular Social Cristão, Isabel Wiseler-Santos Lima, integra o Parlamento Europeu pelo seu país e afirmou que “a comunidade luxemburguesa sofreu uma diáspora e aqui no Brasil e temos uma grande comunidade de cidadãos descendentes, e por isso estamos aqui nos reunindo para congregar todo os cidadãos e avançar nos intercâmbios e na cooperação entre os nossos países”.

De acordo com as autoridades do país europeu, no dia 8 de outubro deste ano, as eleições legislativas serão realizadas para escolher os parlamentares que representarão os luxemburgueses na Câmara dos Deputados pelos próximos cinco anos. Segundo a legislação eleitoral de Luxemburgo, cidadãos que não vivem no país podem votar via correspondência.

O prefeito de Rio Negro, James Karson Valerio, acompanhou a comitiva e declarou que “Rio Negro é a cidade do Paraná com a maior comunidade de luxemburgueses e nós estamos construindo esta relação com a eurodeputada Isabel e com o deputado de Luxemburgo Claude para que o nosso município seja um pioneiro na relação econômica, social, artística e cultural de forma que sejamos o elo entre Brasil e Luxemburgo, por isso é importante esta internacionalização de fatos e atos diante do desenvolvimento de novas perspectivas para o povo rio-negrense, da região e do Paraná”.

Presenças

Participaram da visita no Gabinete da Presidência os parlamentares luxemburgueses Isabel Wiseler-Santos Lima e Claude Wiseler; o prefeito de Rio Negro, James Karson Valerio; a vice-presidente da Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil (ACLUX), senhora Silvana Maciel Gumz; o responsável pelo Núcleo Regional Paraná da ACLUX, senhor Bráulio Renato Moreia; o secretário de Desenvolvimento de Rio Negro, senhor Wilian Mazur; o procurador do município, doutor Antônio Stolte; o ex-procurador da Casa e assessor jurídico, doutor Luiz Fernando Feltran e o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) do município de Curitiba, senhor Luis Damaso Gusi.

No dia 08 de agosto o deputado Frank Engel, presidente e fundador do Partido Fokus, visitou a Assembleia Legislativa, sendo recebido pelo primeiro secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e pela terceira vice-presidente, deputada Cristina Silvestri (PSDB), ambos parlamentares paranaenses que detém a cidadania luxemburguesa. (ler mais)