Parlamento Universitário 2023 tem recorde de Instituições de Ensino Superior participantes

13/06/2023 17h18 | por Jaime S. Martins
Podcast A Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito (FAPAD), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Estácio e a Universidade Federal da Fronteira Sul são as novas credenciadas no projeto e alunos dessas instituições já podem fazer a inscrição no Parlamento Universitário 2023.

A Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito (FAPAD), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Estácio e a Universidade Federal da Fronteira Sul são as novas credenciadas no projeto e alunos dessas instituições já podem fazer a inscrição no Parlamento Universitário 2023.Créditos: Noemi Fróes/Alep

A Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito (FAPAD), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Estácio e a Universidade Federal da Fronteira Sul são as novas credenciadas no projeto e alunos dessas instituições já podem fazer a inscrição no Parlamento Universitário 2023.

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná divulgou, nesta terça-feira (13), mais quatro Instituições de Ensino Superior (IES) que aderiram ao programa Parlamento Universitário 2023. Com isso, a edição deste ano terá 14 instituições participantes, o maior número desde a criação do projeto, em 2016.

O prazo para o credenciamento das IES havia sido prorrogado em razão do interesse dessas entidades em participar do programa de simulação de parlamento, que acontece entre os dias 20 e 28 de julho, na Assembleia Legislativa do Paraná.

“O Parlamento Universitário é o maior programa de parlamento simulado do país. Em quatro edições tivemos mais de 3.500 inscritos, o que comprova a grandeza e importância desse projeto”, disse o diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi. “Neste ano estamos retomando o programa, a última edição foi realizada em 2019 e interrompida em razão da pandemia, e o interesse por parte das instituições tem sido grande. São 14 entidades participantes, um recorde”, completou.

SONORA DYLLIARDI ALESSI -diretor da Escola do Legislativo

Dylliardi lembra ainda que quanto maior o número de inscritos em cada instituição, maior será a bancada dentro do Parlamento e, com isso, maior a chance de disputar cargos importantes. “Quanto mais inscritos e mais participação nos treinamentos, maior a bancada da IES e mais chance de ocupar cargos relevantes, como o de presidente, governador e presidente das comissões”.

A Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito (FAPAD), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Estácio e a Universidade Federal da Fronteira Sul são as novas credenciadas no projeto e alunos dessas instituições já podem fazer a inscrição no Parlamento Universitário 2023.

Eles se juntam aos estudantes da Uninter, UniCuritiba, PUC-PR, UniBrasil, UFPR, Unioeste, UENP, UEPG, UEL e Escola Paranaense de Direito e têm até o dia 21 de junho para fazer a inscrição no site do programa (https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/parlamento-universitario)

Treinamento

No dia 22 de junho, às 18h30, todos os inscritos devem participar de um treinamento sobre o processo legislativo e o funcionamento do Parlamento Universitário. Para os estudantes das Instituições de Ensino Superior de Curitiba, o treinamento será presencial, no plenário da Assembleia Legislativa. Já os estudantes do interior poderão fazer o treinamento de forma on-line (Zoom e canal do Youtube).

Essa participação é obrigatória aos inscritos. Após esse treinamento, as Instituições farão a seleção final dos estudantes que se tornarão deputados universitários. A lista com os participantes será divulgada em 4 de julho.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação