Pastor Edson Praczyk: campeão de assiduidade e grande especialista em temas regimentais Profundo conhecedor do Regimento Interno da Alep, ao longo de cinco mandatos consecutivos o deputado jamais faltou a uma sessão plenária.

13/12/2018 10h52 | por Trajano Budola
Deputado Pastor Edson Praczyk (PRB).

Deputado Pastor Edson Praczyk (PRB).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Pastor Edson Praczyk (PRB).

Sempre assíduo, ao longo de cinco mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) nunca faltou a uma sessão plenária. A característica lhe rendeu entre os colegas a fama de parlamentar com quem sempre se pode contar. Mestre no Regimento Interno da Casa, ele foi, por duas vezes, relator de comissões especiais de análise deste texto que norteia as ações parlamentares. Além disso, presidiu o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e foi membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por 18 anos.

Nascido em 1966, Praczyk ingressou na política em 1997 por um chamado da Igreja Universal, da qual faz parte desde no início dos anos 1980. O convite foi feito pelo Conselho de Bispos e Pastores Evangélicos e culminou com sua indicação na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa. Vencedor, o parlamentar conquistou mais de 32 mil votos em sua estreia, na ocasião concorrendo pelo PSDB. Migrou para o PL, agremiação que comandou e liderou na Alep, tendo êxito na formação de 150 novos diretórios estaduais e comissões provisórias municipais. 

Em 2005, Praczyk ajudou a fundar o PMR, que passou a se chamar PRB, partido que integra até hoje. Em 20 anos de trabalho parlamentar, integrou também comissões parlamentares de inquérito (CPIs), como a do Roubo de Cargas, e diversas comissões temáticas. “Tenho que declarar publicamente a alta satisfação de ter servido o Paraná e os paranaenses durante cinco mandatos consecutivos como deputado. Levo o sentimento de dever cumprido por ter sido o autor de mais de 80 importantes leis. Um novo grupo de deputados toma as rédeas deste Poder. Meu desejo é de sucesso para todos, indistintamente”, afirma.

O deputado tem ainda em seu currículo passagens por rádios do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, como diretor comercial, apresentador, locutor e animador. É também um entusiasta do software livre, que defendeu com a criação da Lei nº 14.058/2003, que estimula o uso de programas abertos nos computadores da administração pública. Praczyk é graduado em Processamento de Dados, Análise e Desenvolvimento e Sistemas, além de possuir MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação.

“Sou pastor por vocação, comunicador por profissão e formado em tecnologia, detendo duas graduações e uma pós-graduação na mesma área. Algumas proposições que versam sobre este tema prosperaram no Paraná e servem de modelo até hoje”, explica o deputado. “A utilização de softwares livres, abrindo mão de impagáveis licenças de renovação dos softwares proprietários, predominantes no mercado. Isto foi um grande gol. O Poder Executivo pôde economizar bilhões”, afirma.

Praczyk não concorreu ao pleito de 2018, atendendo à sugestão do grupo eclesiástico da sua igreja, que indicou o nome de um colega em seu lugar. “Desses 20 anos, ficará muita saudade da Assembleia. Fiz muitos amigos, muitos irmãos. Aqui existem pessoas extraordinárias no que diz respeito ao trabalho, honestidade e comprometimento”, conta. “Fico com o sentimento de dever cumprido, de ter dado minha contribuição àquele que é o melhor Legislativo do Brasil: o Poder Legislativo do Estado do Paraná”, conclui.

Depoimentos – Querido pelos colegas, Edson Praczyk recebeu elogios e palavras de apoio em apartes durante seu discurso de despedida no Plenário da Assembleia Legislativa. O parlamentar agradeceu o apoio da igreja que representou nestes 20 anos de mandato, à comunidade religiosa, à sua família e equipe de gabinete. O deputado Tadeu Veneri (PT), foi o primeiro a apartear Praczyk. “Com certeza, no ano que vem vamos sentir sua falta. Sempre respeitei muito seu conhecimento, principalmente seu primor no trabalho que desempenhou na CCJ”, afirmou. Para o deputado Adelino Ribeiro (PRB), ao deixar o Legislativo após 20 anos de experiência, Praczyk deixa um legado. “Perde o cidadão paranaense. Foram oito anos em que me inspirei muito em seu trabalho”, disse.

O deputado Tião Medeiros (PTB) elogiou a cordialidade, gentileza e boa educação de Praczyk, dentro e fora do Plenário. “Zeloso guardião do Regimento, sempre com palavras de equilíbrio nos momentos mais difíceis nesta Casa”, emendou. O deputado Rasca Rodrigues (PODE) falou dos laços de empatia criados com o parlamentar que deixa a Assembleia. “Vi sua disciplina e assiduidade, um deputado que nunca faltou a este Parlamento. É triste o momento da partida, mas necessário para que seja, quem sabe, um até logo”, disse. Para o deputado Anibelli Neto (PMDB), a mensagem deixada por Praczyk, principalmente no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, é de sobriedade, serenidade, competência e capacidade. “Aprendi muito com Vossa Excelência e tenho a convicção de que Deus o prepara para desafios maiores”, afirmou.

A deputada Cantora Mara Lima (PSC) ressaltou os bons exemplos deixados por Edson Praczyk. “O importante não é como começamos algo, nem como continuamos, mas como terminamos tudo”, disse. Para o deputado Guto Silva (PSD), a memória de Praczyk como deputado é de seriedade, equilíbrio e positividade. “Um homem com consistência técnica nas questões do Regimento da Assembleia, me sinto orgulhoso de ter compartilhado cadeira com Vossa Excelência”, destacou. De acordo com o deputado Pedro Lupion (DEM), presidente da Comissão Especial que analisou e coordenou a produção do novo Regimento Interno da Alep, da qual Praczyk foi relator por duas vezes, a saída do parlamentar deixa uma grande lacuna. “Com certeza ele é o maior conhecedor das normas internas desta Casa de Leis”, explicou.

O deputado Gilson de Souza (PSC) destacou o companheirismo de Praczyk. “Quero parabenizá-lo pela postura, pela marca que deixa na Assembleia, de um trabalho sério, referencia de que aqui existem pessoas sérias e honestas”, afirmou. Para o deputado Doutor Batista (PMN), o conhecimento do colega que deixa a Assembleia é inspirador. “Aprendi nestes doze anos em que estivemos juntos, como deve se comportar um homem, um companheiro e um cidadão”, explicou. Segundo o deputado Douglas Fabricio (PPS), Praczyk deixa um belo trabalho em prol da população paranaense. “Parabéns por tudo que fez pelo Paraná, agradeço pelas oportunidades que tivemos em trabalhar juntos”, disse. O deputado Nereu Moura salientou a luta do colega pelos interesses do estado nestes anos de mandato. “Sou feliz por ser seu amigo e vamos continuar amigos. Parabéns pelo trabalho que fez como representante do povo do Paraná”, disse.

Para o deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD), a amizade de longa data permanece após o término deste ciclo. “Quando aqui cheguei, lhe pedi conselhos. Desejo-lhe muito sucesso daqui em diante”, disse. O deputado Gilberto Ribeiro (PP) falou das mensagens positivas deixadas pelo colega nos momentos mais difíceis de seu mandato. “Mensagens da Bíblia, mensagens de esperança. Nunca vou me esquecer disso e é pena que não vá estar aqui no ano que vem. Muito obrigado por tudo”, afirmou. Já para o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), as virtudes de Edson Praczyk servem como meta para todos os parlamentares. “Lealdade e palavra. Vossa Excelência, nos momentos mais difíceis da Assembleia, teve posições firmes, lutando por suas opiniões. Isto tem que ser respeitado e considerado no Parlamento. Parabéns, deputado”, finalizou.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação