Paulo Litro apresenta projeto de lei criando a Região Metropolitana de Dois Vizinhos

03/03/2015 13h45 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Cláudia Azevedo Nicolau.
Deputado Paulo Litro (PSDB)

Deputado Paulo Litro (PSDB) Créditos: Sandro Nascimento

Deputado Paulo Litro (PSDB)

O deputado Paulo Litro (PSDB) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa criando a Região Metropolitana de Dois Vizinhos, integrada pelos municípios de Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, São Jorge D´Oeste, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Verê.
A escolha do município polo de Dois Vizinhos deve-se à localização estratégica e à sua condição de rápido desenvolvimento. Situado no Sudoeste do Paraná, concentra ao seu redor municípios com a mesma vocação econômica e produtiva, que também se desenvolveram rapidamente graças à indústria avícola, que alavancou a produção de pequenos e médios produtores. Atualmente, segundo o deputado, o número de aviários espalhados pelos municípios lindeiros a Dois Vizinhos é bastante considerável. Ao lado desta, muitas outras vocações foram se levantando e hoje a região é bastante próspera e desenvolvida, congregando parte importante da fatia econômica do estado, com indústrias em diversas áreas, especialmente as agroindústrias e a indústria do vestuário, entre outras.
Ainda sobre o projeto que apresentou, o deputado disse que muitas são as vantagens que a organização das regiões metropolitanas proporciona. “Além do planejamento integrado, ações voltadas ao meio ambiente, transporte e sistema viário, muitos outros poderão ser objeto de trabalho conjunto da Região Metropolitana, de acordo com o perfil que for sendo identificado ao longo das ações pelos conselhos que compõem a sua administração. Além disso, o governo federal também destina benefícios para municípios agrupados desta forma, como é o caso do subsídio para moradias populares”, concluiu.