Plauto registra os 25 anos do Siate com aprovação de voto de congratulações

26/05/2015 18h18 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Rodrigo Rossi.
Deputado Plauto Miró (DEM).

Deputado Plauto Miró (DEM).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Plauto Miró (DEM).

Os 25 anos de implantação do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência (Siate) foram lembrados pelo deputado Plauto Miró (DEM), com a aprovação de um voto de congratulações na Assembleia Legislativa. O 1º secretário ressaltou a importância do serviço em atendimento no estado, operacionalizado pelo Corpo de Bombeiros.
Plauto lembrou que o Paraná é pioneiro e uma das principais referências no Brasil, pela agilidade e eficiência no serviço. O Siate é composto por médicos e socorristas que prestam atendimento pré-hospitalar aos traumatizados em cidades com mais de 15 mil habitantes. “Em março de 1990 aqui estava no meu primeiro mandato, quando tive a grata satisfação e o privilégio de acompanhar de perto a assinatura de atendimento pré-hospitalar”, relembra o parlamentar.
Atualmente, 12 municípios contam com uma unidade do Siate e o atendimento regionalizado de emergência chega a 5,5 milhões de paranaenses. O projeto piloto foi implantado em 25 de maio de 1987, em parceria com as secretarias estaduais de Saúde e Segurança Pública e Secretaria Municipal de Saúde.
“Hoje, 25 anos depois, não poderia deixar de consignar e fazer aqui o meu registro de votos de congratulações, por acompanhar de perto, e pelo grato privilégio de ver o sucesso e o reconhecimento pioneiro do Siate, hoje consagrado como uma brilhante e reconhecida conquista que salva vidas. Uma experiência exitosa, bem sucedida, uma realidade de muito sucesso e que muito dignifica, enobrece e enaltece a todos nós paranaenses”, afirmou o deputado.