Presidente do TJ entrega selo à Assembleia durante sessão plenária

10/12/2019 19h57 | por
Podcast O presidente do TJPR, desembargador Xisto Pereira, entregou ao presidente Traiano uma gravura da 4ª sede do Tribunal, onde funcionou de 1944 até 1962, quando se mudou para o atual endereço no Centro Cívico.

O presidente do TJPR, desembargador Xisto Pereira, entregou ao presidente Traiano uma gravura da 4ª sede do Tribunal, onde funcionou de 1944 até 1962, quando se mudou para o atual endereço no Centro Cívico.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

O presidente do TJPR, desembargador Xisto Pereira, entregou ao presidente Traiano uma gravura da 4ª sede do Tribunal, onde funcionou de 1944 até 1962, quando se mudou para o atual endereço no Centro Cívico.

Durante a sessão plenária desta terça-feira, 10 de dezembro, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, entregou aos deputados estaduais um selo comemorativo dos Correios pelos 128 anos da instituição. O desembargador foi recepcionado pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), que interrompeu temporariamente a sessão para o recebimento da peça filatélica do TJ-PR. Traiano destacou a relação de independência, harmonia e respeito entre os dois poderes.

(Sobe som))

 Xisto Pereira lembrou que a independência entre as instituições é um princípio constitucional, mas a relação deve ser de harmonia. Ele disse ainda que o objetivo dessa visita foi celebrar essa relação.

(Sobe som)

O presidente do TJPR aproveitou a oportunidade para entregar ao presidente Traiano uma gravura do prédio da Sociedade Garibaldi em 1944, onde o Tribunal de Apellação, antigo nome do TJ, funcionou de 1944 até 1962, quando se mudou para o atual endereço no Centro Cívico.

 

O 1° vice-presidente do TJ-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, também participou da solenidade.

(Sobe som)

Em seguida, os deputados analisaram a pauta de votações com 34 projetos de lei. Entre eles, a incorporação do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), e do Instituto das Águas pelo IAP; o que incorpora a Emater, o Centro Paranaense de Agroecologia e a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário; doações de imóveis, projetos e emendas relacionados ao regime de previdência dos servidores do Poder Executivo, além do Plano Plurianual (PPA). O projeto do orçamento para 2020 estava na pauta, mas foi retirado pelo presidente, conforme previsão no regimento interno da Assembleia, e voltará a ser discutida nas próximas sessões.  O deputado Evandro Araújo (PSC), que preside a Comissão de Orçamento, disse que a LOA para o ano que vem está enxuta, mas, além de contemplar as áreas prioritárias, deverá contar com suplementações ao longo de 2020.

(Sonora)

Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação