Sessão especial da Assembleia marca entrega do prêmio Orirerê – Cabeças Iluminadas O prêmio investe na valorização da herança cultural e da presença negra no Paraná. Neste ano seu tema foi “Zumbi dos Palmares – Herói Nacional”.

19/05/2016 17h16 | por Sandra C. Pacheco
Sessão Solene - Cerimônia de premiação "Orirerê - Cabeças Iluminadas" 19/05/2016

Sessão Solene - Cerimônia de premiação "Orirerê - Cabeças Iluminadas" 19/05/2016Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão Solene - Cerimônia de premiação "Orirerê - Cabeças Iluminadas" 19/05/2016


Por iniciativa do deputado Professor Lemos (PT) a Assembleia Legislativa do Paraná realizou sessão especial na tarde desta quinta-feira (19) para entrega de diplomas aos alunos e professores que tiveram trabalhos selecionados na 9ª edição do prêmio Orirerê – Cabeças Iluminadas, cujo tema foi “Zumbi dos Palmares – Herói Nacional”. O prêmio foi criado em 2009, pelo Centro Cultural Humaitá, para valorizar e dar visibilidade à herança cultural e à presença negra no Paraná.

O concurso é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), sob a coordenação do Departamento da Diversidade/Coordenação da Educação das Relações da Diversidade Étnico-Racial, e dirigido aos alunos da rede estadual de ensino do 6º ao 9º anos e ensino médio. Segundo a superintendente de Educação da SEED, Fabiana Cristina Campos, que representou a secretária Ana Seres Trento Comin no evento, poderá se estender à rede privada a partir do ano que vem. Para esta edição foram inscritos 482 trabalhos de escolas de 79 cidades, 105 na categoria Composição Musical, 229 na categoria Painel e 148 na categoria Redação.

Igualdade – Os autores dos melhores trabalhos viajarão para conhecer o Museu Afro Brasil, em São Paulo. O deputado Professor Lemos destacou a atuação dos órgãos e entidades dedicados à defesa da igualdade étnico-racial e elencou os vários projetos que se encontram em tramitação com esse objetivo, como o que institui o Estatuto da Igualdade  Étnico-Racial, o que altera o texto vigente para ampliar o percentual de cotas para afrodescendentes  em todas as etapas dos concursos públicos, a instituição no Calendário Oficial do Estado da Semana da Consciência Negra e a transformação do dia 20 de novembro em feriado, em homenagem a Zumbi.

O tema do concurso de 2015 foi escolhido pela relevância histórica, social e cultural de Zumbi dos Palmares, com a finalidade de fomentar a difusão de informações sobre a vida e a contribuição deste personagem ainda pouco conhecido da História do Brasil. Integrante da Comissão Executiva do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná, o professor Paulo Borges referiu-se à importância da Assembleia Legislativa se abrir para trazer jovens e professores para refletir sobre a questão histórica da luta dos negros no Brasil por igualdade de direitos.

Falaram também o presidente do Centro Cultural Humaitá e idealizador do prêmio Orirerê, zelador cultural Candiero; o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PR, Mesael Caetano dos Santos; a presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, professora Edna Coqueiro; e a pedagoga da Secretaria de Justiça Débora Pereira da Costa, representando a Ação Pedagógica Descentralizada e o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Londrina. Na Mesa de Honra dos trabalhos estavam ainda o vice-presidente do Conselho Estadual para Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR), João Carlos da Costa; o diretor religioso da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná, Gamal Fouad El Oumari; e o diretor de Relações Institucionais da Federação Árabe Palestina do Brasil, Ualid Rabah.

Textos premiados foram lidos pelas alunas Elora Milleni de Oliveira, do Colégio Estadual Mario Evaldo Morski, de Pinhão; e Inetti Paula Borges, do Colégio Estadual do Campo Contestado, na Lapa; e foi apresentada a musica vencedora “Zumbi é quem manda”, por sua autora, Elizene Queiroz, acompanhada pelos professores Jackson Cezar de Lima e Silviane Stockler. A Banda da Polícia Militar do Paraná, sob a regência do maestro 1º sargento Reinaldo executou hinos e outros números musicais durante a sessão especial. 

Ouça o Podcast relacionado



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação