TJ vai estudar criação de Vara Especializada no Combate ao Crime Organizado

03/06/2015 17h31 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Guilherme Voitch e Thaís Faccio.

Créditos: Rodrigo Morosini

Em reunião com integrantes da CPI dos Caixas Eletrônicos, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, manifestou apoio à sugestão dos deputados de criar uma Vara Especializada no Combate ao Crime Organizado. “Vamos requisitar estudos ao corpo técnico do Tribunal para verificar se todos os requisitos necessários para a criação da Vara estão contemplados. Mas minha manifestação de apoio é total. Prometo um estudo completo e rápido”, disse Vasconcelos.
Participaram da reunião com o desembargador os deputados Felipe Francischini (SD), Guto Silva (PSC), Missionário Ricardo Arruda (PSC), Cláudia Pereira (PSC) e o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. Para Francischini, que é presidente da CPI, o encontro com Vasconcelos foi positivo. “O desembargador deu seu apoio ao nosso pedido e garantiu agilidade em uma resposta. Estamos muito contentes com o resultado”, disse.
A criação de uma Vara Especializada no Combate ao Crime Organizado foi objeto de um ofício encaminhado ao TJ pelo deputado Francischini em seus primeiros dias de mandato. “A Vara atenderia crimes que envolvam quadrilhas de criminosos que agem de forma organizada, como ocorre com os ataques aos caixas eletrônicos, além de atuar nos processos de crimes financeiros e contra a administração pública”, explicou Francischini.
Na semana passada, a CPI ouviu o diretor do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SESP), delegado Fábio Amaro, que reforçou o pedido e também participou do encontro no Tribunal. “Uma Vara exclusiva garante maior aproximação e sinergia entre Judiciário e polícia para que ocorra o combate ao crime organizado. Isso seria muito importante, especialmente em Curitiba”, afirmou o delegado.
“A criação de uma vara especializada acelera a resposta a esse tipo de crime e inibe as futuras ações destes criminosos", finalizou o deputado Guto Silva, relator da CPI.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação