Traiano destaca comprometimento dos deputados com projetos de interesse público A Assembleia Legislativa transferiu as atividades para Londrina, dentro da programação da ExpoLondrina, com o objetivo de aproximar o Legislativo dos paranaenses.

11/04/2019 14h49 | por Jaime S. Martins
Deputado Ademar Traiano (PSDB): prioridade é aproximar a Assembleia do cidadão.

Deputado Ademar Traiano (PSDB): prioridade é aproximar a Assembleia do cidadão.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Deputado Ademar Traiano (PSDB): prioridade é aproximar a Assembleia do cidadão.

Em entrevista coletiva na 59ª Exposição Agropecuária e Industrial – a ExpoLondrina, onde funciona temporariamente as sedes da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e do Governo do Estado, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), reafirmou o compromisso de pautar com responsabilidade e celeridade as mensagens governamentais de interesse público. Entre elas, o presidente citou o projeto que trata da reforma administrativa do Executivo e também a PEC nº 01/2019, que acaba com o pagamento de aposentadorias aos ex-governadores.
“Importante que se diga que a Assembleia trabalha em sintonia com os interesses do Estado. Jamais a Assembleia terá o objetivo de criar dificuldades para o trâmite de projetos de interesse público. Mas sempre respeitando a individualidade dos deputados e da Oposição, que acabam corrigindo os rumos dos governantes”, relatou. “Mas nosso objetivo é dar celeridade no trâmite das mensagens governamentais”.
Alguns desses projetos do Poder Executivo já estão em fase conclusiva na Alep, conforme relatou o presidente Traiano. Ele acredita que, já na próxima semana, alguns devem entrar na pauta de votação em plenário. “Vamos dar apoio total e integral ao trâmite das mensagens, mas há um rito processual do Regimento Interno que é preciso seguir”.
100 dias – Durante a entrevista coletiva o governador Carlos Massa Ratinho Júnior fez um balanço das atividades do Governo nesses primeiros cem dias de gestão. Ele destacou que o Paraná é um dos estado que mais gera empregos no país.Também foi questionado sobre as obras de duplicação na rodovia PR-445 de Londrina até Mauá da Serra e também sobre o reajuste do salário do funcionalismo estadual.
Sobre a rodovia, disse que nos próximos dias deverá ser aberto o processo licitatório para a contratação do projeto e que tão logo o projeto esteja pronto, será realizada a licitação das obras. Sobre o funcionalismo, ressaltou que o estado está no limite prudencial e que o Tribunal de Contas do Estado já fez esse alerta. “Estamos na luz amarela no investimento com a folha de pagamento. Se o Paraná passar esse limite, ficamos negativado perante o Banco Central e perdemos todos os convênios e capacidade de empréstimo”, destacou. “O servidor público já tem feito sacrifício ao longo desses últimos anos, mas não podemos colocar em risco a saúde financeira do estado para não colocar o Paraná numa situação como nossos estados irmãos”.
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD) também comentou sobre os cem dias de Governo e a atuação dele na Assembleia. “Senti um apoio dos colegas que eu não esperava. Vejo com otimismo a continuidade do trabalho. Temos uma base sólida, respeitando a independência do Poder Legislativo. O governador é um homem de diálogo. Se continuarmos nesse ritmo teremos quatro anos de boa interação.”

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação