Traiano pede que partidos indiquem nomes de parlamentares para a formação das comissões permanentes

20/02/2015 16h44 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano,  vai conversar com os líderes dos partidos representados na Casa para pedir urgência na indicação dos nomes dos deputados que vão fazer parte das comissões permanentes. Enquanto as 24 comissões não estiverem formadas, os projetos não podem tramitar porque dependem de parecer antes da votação no plenário. A distribuição das vagas é feita de acordo com o tamanho de cada bancada ou bloco partidário. Traiano acredita que na semana que vem as comissões já estarão formadas.

Segundo Traiano, o deputado Nélson Justus, do Democratas, deve continuar presidindo a  CCJ, Comissão de Constituição e Justiça. Já comissões como a de Orçamento e Finanças, por exemplo, começaram a ser definidas em uma reunião  na semana passada, entre presidente e líderes.

(sonora  segunda marcação)

É pelas Comissões Permanentes que tramitam os projetos antes de chegarem ao plenário. Todas as matérias precisam passar pela  CCCJ, que determina a legalidade e constitucionalidade ou não de um projeto. Já os  que envolvem despesas para o Estado, por exemplo, precisam passar pela de finanças.

Traiano também quer  que  projetos que afetem diretamente a população  sejam  discutidos  antes de entrar na pauta da Assembleia em audiências  públicas, promovidas pelas comissões.

Cada comissão permanente é composta por sete membros. Apenas a Executiva, que inclui o presidente, o primeiro e o segundo secretários tem três integrantes e a CCJ conta com  13 parlamentares.

De Curitiba, Cláudia Ribeiro.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação