Uma entrevista cheia de emoção com o fotógrafo Nani Gois no Assembleia no Ar de segunda-feira (23) Nani Gois e o jornalista Nilson Monteiro falam na atração da TV Assembleia sobre o livro O Olho de Curitiba, um registro do MON em 276 páginas.

20/09/2019 08h58 | por Trajano Budola
O jornalista Nilson Monteiro e o fotógrafo Nani Gois são os entrevistados do programa Assembleia no Ar desta segunda-feira (23).

O jornalista Nilson Monteiro e o fotógrafo Nani Gois são os entrevistados do programa Assembleia no Ar desta segunda-feira (23).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

O jornalista Nilson Monteiro e o fotógrafo Nani Gois são os entrevistados do programa Assembleia no Ar desta segunda-feira (23).

Em 22 de novembro de 2002 Curitiba se tornou referência nacional em arte e cultura. A inauguração do, até então Novo Museu, que anos depois passou a se chamar Museu Oscar Niemeyer (MON) foi um marco que mudou a paisagem do Centro Cívico e incluiu a capital no roteiro arquitetônico nacional. Pudera. A grandiosidade do projeto assinado pelo maior nome da arquitetura brasileira deu ares novos ao bairro onde se tomam as decisões dos três Poderes do Estado. Apelidado imediatamente como “Museu do Olho” pela população, ele teve uma construção rápida, em apenas 185 dias.

Este período todo foi documentado pelo fotógrafo paranaense Nani Gois, o entrevistado do programa Assembleia no Ar, que vai ao ar na segunda-feira (23) pela TV Assembleia. As milhares de fotos das estruturas sendo erguidas pelos operários e um desfecho marcado pela visita do próprio Oscar Niemeyer, dias antes da inauguração, estão no livro O Olho de Curitiba, que será lançado na terça-feira (24), às 19 horas, no MON.

O registro está em 276 páginas com depoimentos de personalidades como o ex-governador Jaime Lerner e a ex-diretora do MON, Maristela Requião. A edição destes relatos foi feita pelo jornalista Nilson Monteiro, que também participa da entrevista comandada pelos jornalistas Bárbara Passos e Trajano Budola. Em um bate papo descontraído, Nani e Nilson contam emocionados como foi a seleção das fotos selecionadas para o segundo livro do fotógrafo.

Nani fala da rotina que estabeleceu para acompanhar as etapas da construção, das fotos preferidas e do encontro com o ícone Oscar Niemeyer, segundo ele, “quase que por acaso”. O notório terror do arquiteto carioca por voos de avião possibilitou ao fotógrafo captar um close de Niemeyer em frente ao “Olho”. “Eu estava em frente à obra, dias antes da inauguração, quando Niemeyer desceu de um carro vindo de viagem do Rio de Janeiro. Eu não sabia que ele ia estar lá antes da inauguração. Foi uma sorte”, conta Nani.

O programa - O programa Assembleia no Ar é um bate papo informal com entrevistados que abordam temas da atualidade, comportamento, cultura, dicas de saúde, projetos de educação e os mais variados assuntos. Produzido pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) O programa é transmitido pela TV Assembleia - canal 16 da Net e na Rede Mercosul, canal aberto 21após a sessão plenária, que tem início às 14h30 - também pode ser assistido no canal do Youtube da TV Assembleia, é só clicar no link e acessar a playlist: https://bit.ly/2HvEOym 

Leia também: Nani Góis lança o DNA fotográfico do MON

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação