Visitas guiadas na Assembleia ajudam estudantes e jovens a conhecerem a história do Paraná

05/01/2024 09h08 | por Antônio Dilay
Em 2023, a Assembleia Legislativa recebeu 131 grupos de visitantes, em sua maioria estudantes do ensino médio e universitários de Santa Catarina, Espírito Santo e 41 diferentes municípios do Paraná, contabilizando 4.156 visitantes.

Em 2023, a Assembleia Legislativa recebeu 131 grupos de visitantes, em sua maioria estudantes do ensino médio e universitários de Santa Catarina, Espírito Santo e 41 diferentes municípios do Paraná, contabilizando 4.156 visitantes.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Em 2023, a Assembleia Legislativa recebeu 131 grupos de visitantes, em sua maioria estudantes do ensino médio e universitários de Santa Catarina, Espírito Santo e 41 diferentes municípios do Paraná, contabilizando 4.156 visitantes.

Os visitantes percorreram os principais espaços da Assembleia, começando pelo Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, onde ficam conhecendo como funciona a Casa de Leis, a legislação e um pouco mais das atribuições dos deputados estaduais. Em seguida, caminham pelos corredores e lugares onde estão localizadas obras de arte como painéis, quadros e esculturas de artistas paranaenses, entre eles Teodoro de Bonna e Poty Lazzarotto. Por último, a visita ao Plenário Deputado Waldemar Daros, local das sessões onde são votados os projetos que vão se tornar leis estaduais.

As visitas constituem uma importante estratégia de ensino, uma vez que motivam os visitantes e permitem que eles explorem e vivenciem uma grande diversidade de conteúdos e, ao entrarem em contato com o ambiente legislativo, compreendem melhor as atribuições dos parlamentares e os processos de criação das leis.

Em 2023, a Assembleia Legislativa recebeu 131 grupos de visitantes, em sua maioria estudantes do ensino médio e universitários de Santa Catarina, Espírito Santo e 41 diferentes municípios do Paraná, contabilizando 4.156 visitantes. Do Paraná, a Assembleia recebeu visitantes de Altônia, Apucarana, Araucária, Assis Chateubriand, Boa Ventura de São Roque, Campo Largo, Cantagalo, Cianorte, Colombo, Congonhinhas, Contenda, Curitiba, Fazenda rio Grande, Guarapuava, Ibaiti, Inácio Martins, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Loanda, Matinhos, Palmas, Palmeira, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, Porecatu, Porto Barreiro, Quatro Barras, Quedas do Iguaçu, Quitandinha, Reserva, Rio Bonito do Iguaçu, São João do Caiuá, São José dos Pinhais, Siqueira Campos, Telêmaco Borba, Tijucas do Sul, Toledo e Umuarama.

Para conhecer a Assembleia Legislativa em uma visita guiada, é preciso entrar em contato com o Cerimonial da Casa para fazer o agendamento. É necessário apresentar um ofício constando o nome da instituição (se for uma escola ou universidade), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo.

As visitas acontecem sempre de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras, porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Segunda e terça, a partir de 14h30 e nas quartas pela manhã. Para mais informações, o telefone da Coordenadoria de Cerimonial é o (41) 3350-4007. Ou acesse o site: www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação