Agência Paraná de Desenvolvimento atraiu 51 novos empreendimentos no primeiro semestre O presidente da APD, Adalberto Bueno Netto, apresentou um balanço positivo das realizações do órgão na Assembleia Legislativa do Paraná.

09/11/2016 11h06 | por Eduardo Santana

Presidente da APD fez uma prestação de contas aos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

O diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Bueno Netto, apresentou na terça-feira (8), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a prestação de contas das ações realizadas pelo órgão no primeiro semestre de 2016. O encontro foi promovido pelas comissões do Mercosul e Assuntos Internacionais; de Indústria, Comércio, Emprego e Renda; e de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, presididas pelos deputados Maria Victoria (PP), Marcio Pauliki (PDT) e Tião Medeiros (PTB), respectivamente.

Segundo dados apresentados por Netto, a APD, nos primeiros seis meses deste ano, conseguiu atrair 51 novos empreendimentos através do programa Paraná Competitivo e prospectar R$ 6,7 bilhões em projetos de intenção de investimento no estado. Com essa carteira de projetos, segundo a APD, a previsão é que sejam gerados oito mil empregos diretos e 24 mil empregos indiretos. “É preciso entender que a maturação desses projetos está mais demorada. Antes da crise, a decisão de empreender demorava de seis a nove meses. Agora, essa decisão por parte das empresas está levando de 12 a 24 meses. Isso exige mais energia da gente para converter esses projetos”, afirmou Netto.

Ainda durante a apresentação, Netto reafirmou que os trabalhos realizados pela APD é o melhor investimento que o Governo do Paraná faz em prol do desenvolvimento econômico do estado. “A cada R$ 1 investido na nossa organização, nós convertemos para R$ 90 em ICMS. A cada R$ 1 real investido na APD, nós convertemos para R$ 1.786 em capital de investimento em potencial para o estado do Paraná”, revelou. “Se nós ficarmos parados, seremos atropelados. Nós vamos perder grandes empresas. Nós precisamos tornar as cadeias produtivas mais competitivas”, concluiu.

Para a deputada Maria Victoria, reforçar o trabalho da APD é o melhor investimento que o Governo do Paraná pode fazer em época de crise econômica. “É uma agência com gestão moderna e está atraindo indústrias e empregos para o nosso estado. Tenho certeza que com a união dessas comissões conseguiremos mais força junto à Secretaria da Fazenda para que possamos contribuir, como legisladores, com a atuação da APD”, afirmou. Também estiveram presentes na reunião os deputados Felipe Francischini (SD), Guto Silva (PSD) e Tiago Amaral (PSB), e representantes da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos, da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná e da Fecomércio-PR.

A APD – A Agência Paraná de Desenvolvimento é uma entidade privada, sem fins lucrativos e de interesse e finalidade públicos, sob a modalidade de serviço social autônomo que tem entre seus objetivos a função de promover a articulação entre o Estado e as organizações privadas, sejam nacionais ou estrangeiras, para promover oportunidades de negócios e gerar emprego e renda, e prospectar, no Brasil e no exterior, oportunidades de investimentos no Estado.

Ouça o Podcast relacionado