APAES recebem 40 ônibus para transporte de alunos especiais

16/08/2013 13h54 | por Assessoria de Comunicação da Presidência, com Sonia Maschke e Jaime Santorsula Martins.
Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.

Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Sandro Nascimento (Alep/ crédito obrigatório)

Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.
O governador Beto Richa e o deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, entregam nesta sexta-feira (16), em Guarapuava, 40 micro-ônibus para o transporte escolar de alunos especiais da rede de ensino atendidos pelas APAES e outras instituições sociais. Os veículos serão doados às Prefeituras Municipais e fazem parte do programa “Todos Iguais pela Educação".

Lançado em março deste ano, o programa terá investimentos de R$ 436 milhões neste ano. No dia 14 de agosto o governador Beto Richa sancionou a lei que incluiu o ensino especial em todos os programas educacionais do governo. A Assembleia Legislativa é parceira nessa iniciativa. Do dinheiro economizado com as novas medidas da sua administração, R$ 10 milhões foram repassados à Secretaria de Educação para a aquisição de mais ônibus adaptados para o transporte dos alunos especiais. Com os recursos da Assembleia, o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, informou que o projeto do governo de comprar 110 ônibus passou para 180.

“A Assembleia dá mais uma demonstração do comprometimento com as ações em benefício da população”, disse o deputado Valdir Rossoni. Ele ressaltou também a segurança que os novos veículos darão aos alunos na hora do embarque e desembarque. “Fui numa APAE outro dia e vi a dificuldade de se colocar uma menina cadeirante dentro do veículo. Com os ônibus, isso vai acabar”.

Serviço – A cerimônia de entrega dos veículos, assim como de outros programas e convênios do governo estadual com os municípios, acontece nesta sexta-feira (16), às 16 horas, no Parque de Exposições Lacerda Werneck, em Guarapuava.

Os municípios beneficiados nessa primeira entrega dos micro-ônibus adaptados são: Bandeirantes, Bituruna, Califórnia, Campo Bonito, Cantagalo, Clevelândia, Colombo, Colorado, Contenda, Coronel Vivida, Doutor Camargo, Floresta, Formosa do Oeste, Guarapuava, Jaguapitã, Jussara, Laranjeiras do Sul, Mandaguaçu, Nova Laranjeiras, Nova Tebas, Palmeira, Paranacity, Paranaguá, Pinhão, Porto Vitória, Prudentópolis, Rebouças, Santa Cecília do Pavão, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Fé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São Jorge do Ivaí, São Sebastião da Amoreira, Terra Rica, Tijucas do Sul, Tomazina, Tunas do Paraná, União da Vitória e Wenceslau Braz.

APAES comemoram – Pais, professores, coordenadores e diretores das APAES estão ansiosos para a chegada dos 40 novos ônibus adaptados que receberão. A expectativa é que a condição do transporte melhore muito, pois hoje as dificuldades são imensas.

A APAE de Laranjeiras do Sul, que atende também os municípios de Marquinho e Porto Barreiro, será uma das beneficiadas. Para a assistente social da escola, Simone Ribeiro, o fato do veículo possuir adaptação para cadeirantes será essencial para a instituição. “Os veículos que possuímos não são adaptados, não possuem elevadores. Essa é a nossa grande dificuldade. O transporte vai melhorar muito, especialmente para os cadeirantes e para aqueles que possuem mobilidade reduzida”, disse ela. A APAE de Laranjeiras do Sul atende 210 alunos.

Em Coronel Vivida, a situação é mais grave. O único veículo para o transporte dos alunos tem quase 40 anos de uso. “Vivemos em uma situação bem precária. Temos um ônibus fabricado em 1977. Fizemos as adaptações que foram possíveis nele, mas ele não tem a segurança necessária”, disse Rosana Sfredo, coordenadora da Escola Libano Alziro Merlo.

A falta de adaptação dos veículos utilizados é a maior dificuldade encontrada também nas APAES de Palmeira e Wenceslau Braz. Em Palmeira, a instituição atende 178 alunos, sendo que boa parte deles mora na zona rural do município. Lá, os veículos utilizados têm mais de dez anos de uso. Eliziane Rutcoski, vice-diretora da APAE, acredita que o veículo novo, além da segurança, vai possibilitar a presença de todos os alunos diariamente em sala de aula. “Nossos veículos estão velhos e por isso a gente não consegue fazer com que os alunos do interior venham para a escola todos os dias. Com essa doação, conseguiremos manter uma regularidade do ensino para estes alunos”, disse.

Em Wenceslau Braz, a escola de educação básica Salomão Andraus tem uma Kombi para o transporte dos alunos. Vera Lúcia de Toledo, pedagoga da instituição, disse que pais e toda a direção do colégio estão ansiosos pela chegada do novo veículo. “Temos diversos alunos com paralisia cerebral que dependem desse transporte. Sem um veículo adaptado para transportá-los, tudo fica muito complicado”.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação