Comissão de Cultura aprova projetos que ampliam direitos e valorizam a cultura no Paraná
Medidas incluem meia-entrada para profissionais da saúde e segurança e reconhecimento de eventos e produtos culturais.
A Comissão de Cultura da Assembleia do Paraná, presidida pelo deputado Nelson Justus (União), se reuniu nesta segunda-feira (07) para analisar diversos projetos de lei. Entre eles, o projeto de lei 152/2025, dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Tito Barichello (União), que autoriza os profissionais do sistema público de segurança pública a pagarem metade do valor cobrado para todas as casas de diversões e demais estabelecimentos destinados à realização de eventos de lazer, cultura e entretenimento. Na proposta, foi anexado o projeto de lei 576/2019, do deputado Ricardo Arruda (PL), que trata do mesmo tema.
Do deputado Gilberto Ribeiro (PP), foi aprovado o projeto de lei 317/2025, que reconhece a bala de banana como patrimônio cultural imaterial do Paraná. O produto artesanal é de extrema importância para a região litorânea e possui 43 anos de tradição e história.
E da deputada Cloara Pinheiro (PSD) foi aprovado o projeto de lei 451/2024, que visa valorizar o trabalhador manual. A proposta recebeu um substitutivo geral na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com o objetivo de aperfeiçoar a técnica legislativa e assegurar a conformidade constitucional do texto. Embora eles não promovam a transformação integral da matéria-prima como os artesãos, os trabalhadores manuais exercem papel relevante ao realizar o aperfeiçoamento e modificação de materiais, gerando produtos com valor agregado e identidade cultural.
Calendário de eventos
Com relação a datas e festividades, foi aprovado o projeto de lei 109/2025, do deputado Ricardo Arruda (PL), que institui a Semana da Imperatriz, a ser comemorada anualmente no mês de setembro. O objetivo é homenagear as figuras históricas das imperatrizes D. Maria Leopoldina e D. Teresa Cristina, cujas trajetórias de vida e feitos tiveram um impacto significativo na história do Brasil e, especialmente, no Estado. E o projeto de lei 240/2025, do deputado Paulo Gomes (PP), que concede ao município de Curitiba o título de “A Capital do Rock” e insere no calendário oficial de eventos do Estado o Dia do Rock, a ser celebrado em 13 de julho. Também participaram da reunião os deputados Gilberto Ribeiro (PL), Cloara Pinheiro (PSD) e Batatinha (MDB).
Notícias Relacionadas
“A cultura precisa estar onde as pessoas estão”, afirma deputada Maria Victoria (PP) sobre a chegada do MAC a Maringá
Teatro Calil Haddad abre espaço permanente para receber acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná.
Leia mais
Assembleia Legislativa debate os impactos da Inteligência Artificial nas políticas públicas de cultura
Evento foi promovido pela Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Nelson Justus (União).
Leia mais
Assembleia promove Seminário Intermunicipal de Cultura sobre Inteligência Artificial
O evento, organizado pela Comissão de Cultura, acontece nesta segunda-feira (3), a partir das 8 horas, no Plenarinho da Casa de Leis.
Leia mais
Exposição “Metamorfose: Abstração de Flores” é aberta na Assembleia Legislativa
A mostra, no Espaço Cultural, reúne obras das artistas plásticas Ariclê Tosin e Claudia Rodrigues.
Leia mais