09/12/2009 16h41 | por Assessoria De Imprensa
Créditos: Assessoria de Imprensa
O deputado estadual Professor Lemos iniciou nesta quarta-feira (09/12) articulação para que uma Unidade do Instituto Federal do Paraná seja implantada em Capitão Leônidas Marques.
Lemos, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores de Capitão Leônidas Marques, Valcir Lucietto, e de Márcio Pessatti, assessor do deputado federal Dr. Rosinha, participou de reunião com o presidente da Copel, Rubens Ghilardi, onde apresentou pré-projeto, elaborado pelos vereadores de Capitão. O projeto solicita as instalações da obra da Hidrelétrica José Richa (Salto Caxias) para que sejam utilizadas para a implantação do Instituto.
“Depois que o presidente Lula criou o Instituto Federal, o Paraná teria direito a 9 campi. Nos reunimos com o Reitor Alípio Leal Neto e com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, para reivindicar um número maior de unidades no Paraná, fomos vitoriosos. Agora estamos articulando com os municípios, para que estes, estejam habilitados a receber o IFPR. Já conseguimos em Cascavel, inclusive o início das aulas será em março. Em Assis Chateaubriand o processo está avançado, assim como em Palmas e Ivaiporã. Agora, estamos trabalhando para que Capitão Leônidas Marques seja contemplada. Temos uma reunião com o governador na próxima semana onde vários prefeitos da região, parlamentares, o Dr. Alípio e vereadores estarão presentes para apresentar este pré-projeto. A Copel dispõe de toda uma estrutura que foi utilizada durante a construção da Usina de Salto Caxias e que hoje não está sendo utilizada, o projeto prevê a instalação da Unidade naquela área”, explicou Lemos.
O presidente da Copel se mostrou solícito e explicou o procedimento para que o projeto pudesse seguir. “É uma estrutura que a Copel não vai utilizar mais, porém, o patrimônio não é da Copel, é da União logo, precisamos consultar a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que é responsável pela gestão desse patrimônio. Precisamos que a prefeitura de Capitão oficialize esse pedido junto à Copel para que possamos então, solicitar o pedido à ANNEL”, comentou Ghilardi.
O vereador Valcir Lucietto, presidente da Câmara de Vereadores de Capitão comentou a importância de uma unidade do Instituto no município. “Estamos pensando no melhor para o município de Capitão. Precisamos unir forças para conseguir essa Unidade. Vamos oficializar esse pedido à Copel para darmos seqüência nesse processo”, comentou.
A implantação do Instituto Federal do Paraná vem sendo uma bandeira de luta do Professor Lemos. No início do ano, quando assumiu a vaga de deputado, Lemos articulou, junto ao prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, a construção de uma Unidade em Cascavel. A prefeitura, como contra partida, providenciou um terreno para a obra. Mesmo sem sede própria, as aulas da Unidade de Cascavel vão iniciar já em 2010.