Hospital Regional - Contratações Poderão Vir de Parcerias e da Fila de Espera dos Concursos Públicos do Estado

25/02/2008 18h34 | por Thea Tavares / 41 9658-7588
Com a previsão de que até o meio do ano o Hospital Regional do Sudoeste, em Francisco Beltrão, comece a funcionar de forma integral, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) se reuniu em audiência esta manhã com o secretário de estado da Saúde, Gilberto Martin, para discutir como vai se dar a contratação de profissionais para o quadro de funcionários do hospital, o modelo de gestão a ser adotado e as especialidades médicas no atendimento à população. Para colocar em funcionamento pleno o Hospital Regional do Sudoeste, a Secretaria trabalha com a possibilidade de estabelecer parcerias com fundações sem fins lucrativos, especialmente no que diz respeito à contratação de médicos. Os serviços que mais dependem desses profissionais qualificados e em grande quantidade, por conta dos plantões, são o Centro Cirúrgico, as UTIs e o Pronto-Socorro. Limpeza e segurança poderão ser terceirizados, como já acontece com outras instituições públicas. Para a contratação de assistentes sociais, auxiliares administrativos e enfermeiros, entre outras categorias, será possível chamar profissionais que estão nas filas de esperas dos concursos públicos que ainda são válidos, como os das secretarias da Saúde e da Segurança Pública. Se, mesmo assim, não preencher as vagas existentes, o governo não descarta a possibilidade de vir a realizar um teste seletivo com validade de um ano, até abrir um novo concurso público.A deputada Luciana saiu satisfeita da audiência com o secretário de Saúde. Ela disse, em pronunciamento durante a sessão da Assembléia Legislativa, que a população do Sudoeste do Paraná é merecedora dessa conquista. “Há mais de 20 anos que se faz necessário um hospital público na região e o Sudoeste mostrou, nessa luta, possuir muita maturidade quando soube unir e somar forças para obter esse hospital e diminuir, com isso, o sofrimento da nossa população”, disse Luciana.Gestão – Mesmo estabelecendo parcerias, a direção do hospital será pública e um projeto de lei deverá tramitar nos próximos dias na Assembléia Legislativa para definir critérios técnicos à nomeação dos diretores. Na Escola de Governo desta terça-feira (26/02), a Secretaria da Saúde apresentará um cronograma geral das instituições que deverão ser inauguradas neste ano. Entre as especialidades médicas do Hospital Regional do Sudoeste, estão sendo apontados o atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidades, o tratamento de traumas, de ortopedia e neurocirurgia. O HR contará com três UTIs para comportar o atendimento em medicina intensiva e urgências. Ele não deverá dispor de cirurgia cardíaca, pois essa especialidade já é prestada na região e em localidades próximas por outras clínicas e hospitais. Tudo vai depender da disponibilidade de recursos humanos para atender as especialidades que poderão ser implantadas no funcionamento do hospital.Walter Pecoits – A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou nesta segunda-feira (25), em primeira votação, o projeto de lei de autoria da deputada Luciana que dará ao Hospital Regional do Sudoeste o nome oficial de Walter Alberto Pecoits, em lembrança ao médico, ex-prefeito de Francisco Beltrão e ex-deputado estadual, defensor da saúde da população do Sudoeste. Depois de passar pela aprovação dos deputados, o projeto irá à sanção do governador Roberto Requião, que em outras oportunidades já se manifestou favorável a prestar essa homenagem. Contatos: - Deputada Luciana Rafagnin – (41) 3350-4380 / 3350-4383 / 3350-4087 / 3350-4249 – Em Francisco Beltrão: (46) 3524-0939.