Inclusão de novos medicamentos para tratamento do câncer de mama foi tema de audiência pública na Alep Pacientes com câncer de mama metastático têm sérias dificuldades para acessar medicamentos mais avançados, que não são disponibilizados pelo SUS.

29/04/2017 10h00 | por Jaime S. Martins
Destaques da Semana.

Destaques da Semana.Créditos: Foto: Pedro de Oliveira/Alep - Arte: Vinicius Leme/Alep

Destaques da Semana.

Nesta semana a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou uma audiência pública que debateu o acesso a tratamentos para o câncer de mama metastático, a fase mais avançada da doença, através do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro foi proposto pelo presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Entre os temas abordados, a dificuldade dos pacientes para terem acesso a medicamentos mais modernos e específicos e que, atualmente, não integram a lista de remédios disponibilizados pelo SUS e que poderão contribuir no tratamento da doença e prolongamento de vida.

O SUS disponibiliza hoje os medicamentos Trastuzumabe e a Pertuzumabe apenas para pacientes com câncer de mama do tipo HER2 positivo em estágio inicial, devido ao alto custo. No entanto, já é protocolo internacional a associação dos medicamentos e da quimioterapia para os casos de câncer HER2 positivo metastático. A prática tem sido adotada no tratamento de pacientes da rede privada com resultados significativos.

Após a audiência, o presidente Traiano, pacientes e representantes das entidades de apoio se reuniram com o governador Beto Richa (PSDB), que determinou a realização de estudos para apurar a viabilidade do fornecimento dos medicamentos pela Secretaria de Estado da Saúde. Ele também pediu que o secretário da pasta, Michele Caputo Neto, “exerça pressão” junto ao Ministério da Saúde e ao Governo Federal, para que a distribuição do medicamento seja realizada.

Homenagens – A semana no Legislativo também foi marcada por homenagens a pessoas e instituições que prestam serviços em benefício do Paraná e da sociedade paranaense. Na terça-feira (25) o médico neurologista e psicoterapeuta Mário Márcio Negrão recebeu o Título de Cidadão Honorário do Paraná. A solenidade para entrega da honraria foi proposta pelo deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) e contou com a presença de familiares e amigos do homenageado.

Ainda no campo da Medicina, os médicos oftalmologistas Ênio Garletti e Nobuaqui Hasegawa foram homenageados na sessão plenária de segunda-feira (24), pelo trabalho que realizam na conscientização da necessidade de cuidados preventivos com a visão, a fim de evitar problemas maiores como a cegueira.

Já na quarta-feira (26) os escritores paranaenses João Darcy Ruggeri e Cyroba Cecy Braga de Oliveira Ritzmann foram homenageados pelo lançamento de mais duas obras, os livros "Provérbios Eles e Eu - Vol. 5 e 6" e "Aldravias da Madrugada - Gotas de Sereno", respectivamente.

Refugiados – A Comissão de Educação abriu espaço para ouvir relatos de refugiados sírios que estão enfrentando dificuldades para emissão de documentos brasileiros e matricular os filhos em escolas no estado. O encontro foi presidido pelo deputado Hussein Bakri (PSD) e contou com a participação da vice-presidente da comissão, deputada Maria Victoria (PP), e da secretaria de Estado da Educação, professora Ana Seres, além de representantes do Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná (Cerma), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU). De acordo com a secretária Ana Seres, a Secretaria já aplica orientações para absorver mesmo os alunos que ainda não tenham documentação brasileira.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação