Municípios comemoram incremento no caixa com economias da Assembleia

12/04/2013 17h05 | por Rodrigo Rossi
Deputado Estadual Rasca Rodrigues (PV), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Paraná

Deputado Estadual Rasca Rodrigues (PV), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Paraná Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputado Estadual Rasca Rodrigues (PV), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Paraná
Os prefeitos que poderão pleitear os recursos das economias da Assembleia Legislativa, em parceria com o Estado pelo Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), a fundo perdido, comemoraram a possibilidade de incrementar o caixa e realizar obras em diversas áreas. Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Lázaro Sorvos, que comanda o Executivo de Nova Olímpia, esta será uma grande oportunidade de socorro para as gestões que se iniciam, em muitos casos, com dificuldades financeiras. “É com muita alegria que participo deste evento para anúncio de recursos para os municípios. É, sem dúvida alguma, uma ajuda em boa hora. E a fundo perdido, este programa vai contemplar a maioria dos municípios, que poderão fazer obras”, afirmou.

Melhorias nas calçadas e na acessibilidade, reforma urbana e aportes na saúde serão alguns segmentos nos quais o prefeito de Iguatu, Flávio Brandão, no município com 2.300 habitantes, pretende investir. “Vou fazer o debate com a população. Mas estas áreas precisam de investimento. Os prefeitos terão independência para aplicar. O Legislativo estadual economizou, fez medidas de austeridade, com corte de gastos supérfluos. Que os prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais também sigam este caminho e este exemplo”, acrescentou.

Para Emerson Júlio Ribeiro, prefeito de Reserva do Iguaçu, cuja população é de cerca de 7.300 habitantes, o anúncio de novos investimentos por parte do Estado foi importante. De acordo com ele, o Legislativo estadual tem sido parceiro a mostrou coragem ao cortar gastos e fazer economias para apoio aos municípios. “Recurso a fundo perdido é o que a gente mais espera para ampliar as receitas e ajudar a prefeitura e a população. Isso só está sendo possível pela parceria entre o Governo e a Assembleia. Vamos investir em saúde e asfalto, principalmente, para melhoria urbana. Parabenizo o presidente Rossoni pela moralização. A Assembleia tem sido exemplo para todos nós”, disse.

Reconhecimento – No terceiro mandato como prefeito, Luiz Cezar Baptistel, que comanda a Prefeitura de Marquinho, assegura que a sua região tem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado. Para ele, mesmo administrando durante outros períodos e com diferentes governos, o programa lançado nesta sexta-feira é um dos melhores dentre os que atendem pequenos municípios. “A postura da Assembleia foi corajosa, um ato de ousadia. Agora temos os resultados. Teremos mais recursos. Posso dizer que é o meu terceiro mandato. Nunca tivemos liberação a fundo perdido. Nossa região demanda muito investimento. Faremos bom uso deste dinheiro”.

Quem também aprovou as medidas de moralização e festejou o direcionamento de recursos foi o prefeito de Pato Bragado, Arnildo Riegger. De acordo com ele, as outras esferas de administração precisam pensar nas causas municipalistas. “Importante abrir a torneira aos pequenos municípios. Isso fortalece a municipalidade e dá condições de melhor gestão aos prefeitos. A participação da Assembleia foi fundamental em economizar. Agora seremos atendidos com melhorias na infraestrutura”, concluiu.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação