O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), destacou as medidas que vem sendo adotadas pelo Governo do Estado na área da segurança pública, em especial o melhor aparelhamento das polícias Militar e Civil, o aumento do efetivo policial e os avanços nas políticas de proteção, com ações como a instalação das Unidades Paraná Seguro (UPS), já em funcionamento, e a implantação da nova tabela de subsídios salariais, a segunda maior do Brasil. E a partir desta sexta-feira (15) o Governo do Estado também abre inscrições para o concurso para a seleção de 26 novos delegados de polícia de classe inicial, que acontece no dia 5 de maio.
Com mais essa medida, analisa o chefe do Legislativo, haverá um importante reforço nas ações de segurança dos paranaenses, setor que enfrenta problemas históricos de gestão. “Temos que fazer o devido reconhecimento da atuação do Poder Executivo. Estas medidas são positivas para a população e mostram a sensibilidade da administração e o imperativo de ações para enfrentar os problemas na segurança”, disse Rossoni.
O reforço de mais policias nas comarcas, principalmente de delegados, preenche também distorções e demandas da corporação, que muitas vezes coloca homens para assumir ou responder por funções além das capacidades da estrutura material e de pessoal. “Segurança é prioridade. E temos acompanhado de perto estas ações. Os Poderes precisam estabelecer uma sintonia para corresponder às expectativas da sociedade. E nos somamos ao Executivo porque os avanços e intervenções vão beneficiar municípios que sequer têm delegados”, afirmou o presidente.
Viaturas – Rossoni
citou, a título de exemplo, a recente entrega de 185 novas viaturas para as polícias Militar e Civil, além dos Bombeiros e da Polícia Científica, adquiridas com o Fundo Especial de Segurança Pública (Funesp), em solenidade no Palácio Iguaçu,em Curitiba. Elas fazem parte de um lote inicial para aquisição de 1.470 carros, alguns já direcionados e outros com previsão para serem destinados em breve aos batalhões e delegacias do Paraná. Na ocasião, o governador Beto Richa declarou que o investimento demonstra a prioridade e o compromisso com um setor tão depreciado nos últimos anos.
Maior efetivo – O aumento do efetivo da Polícia Militar também foi apontado como positivo pelo presidente da Assembleia. Somente neste ano, 1.878 soldados foram incorporados. A contratação representa a maior da história do Paraná, após doze meses de preparação na Academia Militar do Guatupê. A formatura de 931 deles aconteceu no dia 1º deste mês, também na sede do Executivo estadual, e agora passam a integrar as forças de prevenção e atuação contra a criminalidade. O mesmo incremento deve acontecer com a Polícia Civil, com o acréscimo de 700 homens e mulheres. “Estes novos policiais vão reforçar significativamente a segurança. Teremos nas ruas um efetivo que representa parte da maior contratação de policiais da história. Isto é inédito”, disse Rossoni.
Implacável – O governador do Estado tem ressaltado que reduzir os índices de criminalidade vem sendo uma das metas de sua gestão. E para isso está pautando ações com prioridade e agilidade, principalmente no direcionamento de recursos e na infraestrutura, com o aparelhamento e a compra de viaturas e armamentos, construção de novos batalhões e delegacias, e o projeto de implantação das UPS em várias regiões do estado. “Estamos combatendo a criminalidade de maneira implacável, caçando e punindo os criminosos nos rigores da lei”, declara Richa, lembrando ainda que as polícias atuam como parceiros da população paranaense. “Temos profissionais com uma filosofia moderna de polícia comunitária, interativa, para construir um estado mais humano, fraterno e solidário”.