Péricles Defende Revisão Pedagógica Para Ensino Fundamental Receber Crianças de Seis Anos

03/09/2007 10h02 | por Assessoria de Imprensa / Luis Otávio Dias / 41 9621-2141 / 3350-4250
Presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Péricles de Mello (PT) defende a elaboração de políticas públicas que atendam as necessidades educacionais de crianças de seis anos aptas a ingressarem no ensino fundamental. A proposta será debatida durante audiência pública que Péricles vai promover em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Paraná nesta terça-feira, dia 4, no Canal da Música, em Curitiba, a partir das 8h30. O deputado participou esta semana, de 29 a 31, da XXII Reunião Anual do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), e vai apresentar na audiência em Curitiba as propostas levantadas por entidades e setores ligados à educação de todo o Brasil, presentes no evento em São Luís, no Maranhão. O MIEIB defende o direito das crianças de até seis anos a uma educação pública de qualidade.Esse será o segundo debate sobre o assunto realizado por Péricles. O primeiro foi em junho, quando ouviu dirigentes de sindicatos, entidades e professores sobre as implicações, para o sistema educacional receber crianças dessa faixa etária no ensino fundamental.“É preciso pensar uma prática pedagógica estruturada para que possamos implantar políticas públicas eficientes. Um ano mais cedo na escola permite aumentar o tempo de aprendizado dos alunos. Essa nova primeira série pode ser definida como uma preparação para a alfabetização das crianças”, defende Péricles.O deputado tem acompanhado as discussões sobre o ingresso das crianças aos seis anos no ensino fundamental e pretende levar o assunto ao Plenário da Assembléia. No Paraná, deliberação do Conselho Estadual de Educação adiou para 2010 a obrigatoriedade de oferta de vagas, para essa faixa etária, no ensino de 9 anos. Segundo Péricles, há uma preocupação em se preservar a qualidade da educação para que de forma gradativa alunos e professores possam se adequar ao novo processo. Foram convidados para a audiência secretários municipais de Educação; Prefeitos; representantes da APP-Sindicato; do Ministério Público Estadual; do Conselho Estadual de Educação; e da Secretaria de Educação do Paraná. ExperiênciaO deputado diz que é possível implantar uma metodologia eficiente. Quando foi prefeito de Ponta Grossa, na gestão 2001/2004, Péricles criou um Conselho Municipal de Educação próprio. Gradativamente ampliou as salas de aulas e reformulou o contingente de professores. A medida assegurou que crianças de famílias pobres deixassem de entrar na escola pública mais tarde. De acordo com Péricles, ampliou-se o ciclo básico de quatro para cinco anos, permitindo a matrícula na primeira série da educação básica de crianças que completassem seis anos de idade até 31 de dezembro do ano letivo em curso. “O que fizemos em Ponta Grossa foi dar condições das crianças terem acesso ao ensino público mais cedo. Processo que exigiu um planejamento pedagógico por parte da Secretaria Municipal de Educação”, declara.