Semana Estadual ‘Todos Contra a Pedofilia’ é tema de debate na Assembleia

04/05/2015 18h34 | por Nádia Fontana

Pastor Valdair Mauro Debus, presidente da Associação Brasileira Todos Contra a PedofiliaCréditos: Pedro de Oliveira/Alep

Cresceram as denúncias de casos de pedofilia em mais de 274% nos últimos cinco anos no Paraná, afirmou o pastor Valdair Mauro Debus, presidente da Associação Brasileira Todos Contra a Pedofilia (ABCP), que nesta segunda-feira (4) falou na tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná sobre a “Semana Estadual Todos Contra a Pedofilia”. Esse evento acontece entre os dias 13 e 18 de maio.

O pronunciamento ocorreu por proposição do deputado Gilson de Souza (PSC), autor da lei elaborada em parceria com o deputado Leonaldo Paranhos (PSC), que instituiu essa semana no calendário oficial de eventos do Paraná, onde estão previstas diversas ações educativas, preventivas e de combate à violência sexual de crianças e adolescentes. “Dados do serviço disque-denúncia comprovam que, diariamente, vinte crianças são vítimas de abusos”, afirmou Gilson de Souza, ao falar sobre a importância da sociedade se mobilizar contra esses casos.

De acordo com Debus, o aumento das denúncias foi detectado através de uma pesquisa realizada por uma universidade do estado. O presidente da associação informou que o objetivo do movimento é conscientizar a sociedade sobre o que é a pedofilia, as formas de prevenção e o combate a esse crime que envolve violência, abuso e exploração sexual. Ele destacou que é fundamental que a sociedade se mobilize na defesa dos direitos da criança e do adolescente, especialmente das questões relacionadas à saúde e à dignidade, sendo prioridade absoluta constitucional (artigo 227, da Constituição Federal). Ele também manifestou sua preocupação em relação à necessidade de ser ampliado o atendimento oferecido às vítimas. “Hoje as equipes não conseguem dar atendimento à demanda dessas crianças e jovens”, alertou.

O início – Em 2010 a “Semana Todos Contra a Pedofilia” começou a ser promovida em Cascavel, pela Cidadania Quadrangular, departamento da Igreja do Evangelho Quadrangular, coordenada pelo pastor Valdair Mauro Debus. Contudo, em 2013, Cascavel passou a ser o primeiro município do Brasil a ter instituída oficialmente a “Semana Municipal Todos Contra a Pedofilia”. Previsto pela Lei municipal 6.195/2013, o movimento passou a ser intitulado: “Em Cascavel, Todos Contra a Pedofilia”. Neste mesmo ano, em agosto, o governador Beto Richa assinou a Lei estadual 17.637, que institui a “Semana Estadual Todos Contra a Pedofilia”, que estabelece que todos os municípios paranaenses deverão realizar, anualmente, de 13 a 18 de maio, atividades que promovam a conscientização contra a pedofilia. Logo em seguida, em Outubro de 2013, foi criada a Associação Brasileira Todos Contra a Pedofilia, sendo a primeira entidade organizada e reconhecida por órgãos públicos e redes de proteção à criança e ao adolescente; considerada referência no assunto.