Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Tarifa Rural Noturna para produtores paranaenses deve ser mantida

Podcast
12 mil produtores rurais paranaenses devem ser beneficiados de forma definitiva, por um projeto do Governo que destina créditos de R$ 25 milhões de reais do Orçamento para regulamentar o programa que estabelece a Tarifa Rural Noturna de energia.  A proposta, que passou pela análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na sessão extraordinária, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), recebeu parecer favorável do relator, deputado Paulo Litro (PSDB) e foi aprovada por unanimidade. Assim, o Governo pretende tornar lei um benefício que a Companhia Paranaense de Energia (Copel), já vinha concedendo desde 2007, como ressalta o líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD).

(sonora)

 A medida atende as cadeias produtivas de aves, suínos, peixes e de leite que dependem de energia mais barata para serem competitivas no mercado nacional. O programa estabelece um desconto na tarifa de luz que chega a 60% para os agricultores que utilizam energia elétrica entre 21h30 e 6h ou entre 22h e 7h durante o horário de verão.

 O gasto com energia elétrica para os produtores representa, em média, 20% do custo de produção, já que são utilizados variados equipamentos elétricos, como por exemplo, ventiladores para melhorar a temperatura em aviários.  A cobrança diferenciada era viabilizada por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Copel e a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab). O incentivo vem sendo renovado ano a ano.  Mas, por uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Conselho de Administração da Copel aceitou estender o desconto apenas até março deste ano. Assim,  o Governo teria que assumir a responsabilidade pelo pagamento do subsídio. Por isso esse projeto que altera o orçamento do Estado e que tramita na Assembleia é fundamental para a manutenção do benefício.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação