Agenda - Assembleia em um minuto

06/03/2020 16h49 | por Cláudia Ribeiro, Júnior Zarur, Angélica Bueno e Rafael Guareski
Podcast Deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná se reúnem em caráter extraordinária na segunda-feira (09).

Deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná se reúnem em caráter extraordinária na segunda-feira (09).Créditos: Kleyton Presidente/Assembleia

Oi, eu sou Júnior Zarur.

Eu sou Angélica Bueno,

Eu sou Rafael Guareski.

E eu, Cláudia Ribeiro.

E este é o Assembleia em um minuto e você acompanha a agenda da Assembleia Legislativa na semana entre os dias 9 e 13 de março de 2020.

Júnior: Uma agenda, aliás, quase que exclusiva para homenagear as mulheres.

Angélica: E o motivo, é claro, é o oito de março, Dia Internacional da Mulher, e o mês todo, que é dedicado a comemorar essa data tão especial para todas nós, não é Cláudia?

Cláudia: Claro que sim.  Segunda, por exemplo, às nove horas da manhã já tem evento acontecendo no Plenarinho para debater o papel das mulheres no desenvolvimento das cidades.

Rafa: É uma audiência pública chamada de “Mulheres e Cidades Inclusivas”,  com  parceria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná.

(sobe som)

Júnior:  O dia 8 também serve para a sociedade refletir sobre as situações  de violência vivenciadas ainda hoje, no dia a dia pelas mulheres.

Angélica:  Por isso, às dez horas no Salão Nobre tem o 1º Encontro Estadual das Procuradorias da Mulher do Estado do Paraná, onde procuradoras municipais de 23 cidades do Paraná estarão por aqui, participando do evento.

Rafa: A uma e meia da tarde, tem uma reunião extraordinária da CCJ, com diversos projetos voltadas à defesa e proteção das mulheres paranaenses.

Cláudia:  A partir das duas e meia da tarde, bem no início da sessão, acontece o lançamento do primeiro Protocolo Unificado de Atenção à Mulher. Ele é um instrumento que visa melhorar o atendimento das Procuradorias Municipais  a  vítimas de violência.

Angélica: esse documento, que é inédito no país, também contribui para a implantação de novas Procuradorias da Mulher nos municípios, bem como, a padronização dos serviços.

Rafa:  Além disso, ocupa a Tribuna Karol Becker Trápaga, presidente do movimento República de Curitiba no Paraná. Ela vai falar sobre o cenário atual do mercado de trabalho, dos avanços e desafios que as mulheres ainda enfrentam no Brasil.

Cláudia:     No dia 10 (terça-feira), acontece outra audiência Pública “Dia Internacional da Mulher – O que temos a comemorar?”,  no Plenarinho e começa às 9 horas.

Júnior: E não é de hoje que os deputados paranaenses elaboram leis que beneficiam o público feminino. Lá no aplicativo “Agora é lei no Paraná” o cidadão pode conhecer diversas dessas leis.

Angélica: baixe o aplicativo e conheça, por exemplo,  a lei sancionada em 2015,  que  criou  a Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas, sempre no mês de março.

Cláudia: Lembrando que, além de toda essa programação, tem reuniões das comissões de Cultura, agricultura, visitas guiadas e sessões plenárias aqui na Assembleia.

Júnior: para ter mais detalhes sobre dias e horários, acesse www.assembleia.pr.leg.br ou nossas redes sociais.

Angélica: Lá você assiste as audiências e sessão plenária ao vivo, comenta, discute, participa. E depois conta pra gente.

Rafa: Semana que vem a gente volta com mais novidades por aqui.

Cláudia: Até lá.